5 dicas importantes para quem escreve

Dicas para quem escreve

5 dicas importantes para quem escreve

  1. Organize melhor as suas ideias e atenha-se à progressão dos argumentos de seu texto. Na passagem de um parágrafo para outro, é preciso que as ideias estejam relacionadas, mesmo que você mude o assunto. O seu texto deve ser compreendido como várias unidades que se articulam ao todo (o texto) e que estão além deste, relacionam-se ao mundo em que vivemos e às nossas práticas sociais.
  2. Após redigir um texto, lembre-se de revisá-lo. Sugiro que você se afaste dele por alguns minutos, quem sabe dias, e volte a lê-lo posteriormente, para que o seu olhar não vicie.
  3. Pense em cada uma das suas escolhas vocabulares, cuidado com determinados vocábulos. Evite vocábulos absolutos como “todo”, “sempre”, “nunca”, as suas escolhas vocabulares estão relacionadas às suas ideologias, é preciso de consciência e de reflexão crítica para com o que vamos dizer a alguem ou a um grupo.
  4. Texto que não são literários, digo, texto mais objetivos e diretos como textos de blog, trabalhos acadêmicos devem ser iniciados com uma breve introdução, desenvolvimento e fechamento. Essa estrutura é muito válida para que o texto esteja melhor organizado e é uma estrutura básica com a qual as pessoas já estão acostumadas (início, meio e fim).
  5. No caso de textos mais genéricos, evite jargões, vocábulos que estão em desuso, por mais formal que você seja. Mesmo no caso de textos científicos, há um paradigma hoje que busca a simplicidade na escrita, a clareza, evite períodos muito longos, cansativos e coloque-se no lugar do leitor.
Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *