5 dicas para passar na prova escrita de mestrado

5 dicas prova mestrado

5 dicas para passar na prova escrita de mestrado

  1. Atenha-se às referências publicadas no edital do processo seletivo. Leia, minuciosamente, TODA a referência indicada. Às vezes, as questões de sua prova serão aquelas relativas às páginas mais específicas que você não leu. Cuidado!
  2. Consulte materiais do início de sua graduação, se estiver aplicando para área similar à sua formação. Provavelmente, quem já é da área do Programa de Pós-Graduação terá mais facilidade para fazer a prova, então, é importante retomar conceitos do início da graduação.
  3. Estude os clássicos, mas atenha-se a autores contemporâneos também.
  4. Revise o seu texto antes de entregá-lo, escreva com letra legível e articule as respostas das questões ao seu conhecimento sobre ciência e metodologia.
  5. Faça resumos e fichamentos das referências estudadas. Procure ler autores que explicam os classicos, caso tenha dificuldades.
Share on Facebook

8 ideias sobre “5 dicas para passar na prova escrita de mestrado

  1. pretendo participar da seleção de mestrado acadêmico em educação na linha de pesquisa Formação, Didática e Trabalho docente- Núcleo 1. Didática,saberes docentes e práticas pedagógicas. Como abordar o tema com foco na formação de professores?Parece-me que há engano, pois a primeira vez que estou entrando em contato.

    • Maria, seja bem-vinda. Este será um caminho que você mesma deverá percorrer. Inclusive, eu não sou de sua área, é difícil, nesse sentido, propor algum caminho/solução.
      Eu tenho um curso que poderá levá-la à melhor desenvolver o seu pré-projeto e a, mais facilmente, ser aprovada em processo seletivo, o curso está segmentado em 16 seções, para mais informações, acesse:

      http://criteriorevisao.com.br/compre-o-seu-curso-como-passar-no-mestrado/

      Muito sucesso!

  2. Obrigada pelas dicas. Já passei na primeira etapa do processo seletivo (análise do pré-projeto). Agora tenho que fazer a prova escrita (segunda etapa). A dica de procurar textos que explicam os clássicos foi muito útil.

    • Olá Geisa. Eu que lhe agradeço pela visita. Fico feliz em contribuir e ajudar. Estimo muito sucesso em seu processo seletivo. Volte para compartilhar conosco a sua experiência.
      Abraço.

  3. Boa tarde,

    Tenho dúvida com relação a estrutura do texto da prova escrita, pois são longos. Exige-se de 2 a 3 laudas por pergunta, então não sei como deveria organiza-lo. Os exemplos de provas dissertativas argumentativas que vejo são de apenas uma lauda.

    • Oi Danilo. Seja bem-vindo.

      Você precisa verificar se o edital menciona alguma questão relativa a essa organização. Caso não mencione, seja sensato em relação à redação de suas respostas. Organize cada nova “ideia introduzida” em seu texto em um parágrafo novo (não me refiro a toda nova ideia, mas as ideias centrais de seu texto, aos eixos centrais deste.

      Imagine que sejam questionados quais são os pilares do Ensino Superior. Resposta: 1 – ensino; 2 – pesquisa e 3 – extensão. Nesse caso, você poderia organizar o seu texto em três parágrafos: um parágrafo para cada número (ou mais, isso dependerá de seus argumentos e de como você pensa). Mas é preciso haver progressão textual, para que um novo parágrafo não seja inserido no texto repentinamente e quebre com a lógica da leitura do texto. Você, também, precisa estar atento à distribuição de linhas de cada parágrafo, não faz sentido redigir um parágrafo com 2 linhas e outro parágrafo com 10, é preciso que haja paralelismo. Você se lembra da lógica de organização do texto dissertativo-argumentativo? Então, a estrutura dessas respostas é similar a essa organização (eu poderia dizer), mas você não precisa se preocupar com introdução e conclusão, pense, na estrutura de desenvolvimento em si do texto.
      Saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *