Nostalgia da luz

Ao contrário do que muitos acreditam, os desertos são lugares cheios de vida, cheios de história e de memórias, assim como o sertão, como já havia previsto Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas: “há um grande sertão dentro de todos nós”.

Nostalgia-de-la-luz-afiche

Nostalgia da Luz é um documenário premiado sobre o Deserto do Atacama. O diretor, Patricio Guzmán, toca em um ponto frágil a respeito da história do Chile: o massacre da ditadura de Pinochet. Os relatos das mulheres de Calama trazem todo o sofrimento do povo chileno a respeito desse período. Por meio dessas memórias, é possível lançar um olhar por uma história que tem muito de nossa identidade e que nós não costumamos perceber.

As mulheres de Calama procuraram, no imenso Deserto do Atacama, (algumas ainda procuram), durante mais de vinte anos, os ossos de seus parentes mortos na ditadura de Pinochet. Embora o governo tenha dito que os corpos foram lançados ao mar, muitos foram /são encontrados no deserto e outros em regiões diversas do Chile.

O documentário traz, de maneira poética, uma discussão sobre a nossa memória, sobre o nosso consciente, bem como a nossa origem: somos matéria daquelas memórias de luz que olhamos no céu e já não existem mais, somos constituídos de cálcio assim como elas e o nosso presente é uma grande memória.

Vale a pena assistir.

 

Share on Facebook

2 pensou em “Nostalgia da luz

  1. O documentário abordou de maneira sutil, poética e delicada um assunto tão cruel… fui tocada na alma e desde então tenho orado por essas mulheres tão sofridas…”Mulheres de Calama”… força e luz!
    Parabéns!! Matéria excelente e bem abordada!!
    Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *