Compre o seu curso Como Passar no Mestrado

Prezados(as) futuros(as) Mestrandos(as), sejam bem-vindos(as) ao meu site!

Finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail, ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

O curso está segmentado em 15 seções e é um investimento importantíssimo para aqueles que desejam aprovação no mestrado.

FORMAS DE PAGAMENTO

Transferência bancária

Custo do curso: 250,00 reais

Agência: 3603-x, conta: 33.417-0. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco do Brasil).

ou

Agência 1584, conta: 07307-4. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco Itaú).

Obs: envie o comprovante para o seguintes e-mail: andersonhander@gmail.com (o seu curso será enviado por e-mail, no horário comercial, durante a semana, após a confirmação do pagamento).

ATENÇÃO: se o seu banco não corresponder a nenhum dos bancos acima e você precisar identificar o depósito com cpf, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com

Obs: não são aceitos depósitos, somente TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.

Pagseguro

Parcelamento em até 24 vezes. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Boleto bancário

Parcelamento em até 2 vezes sem juros. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

SUGESTÃO: insira os áudios em seu Ipod, Iphone, Celular ou os escute em seu próprio computador. Sugiro que não sejam ouvidos mais de dois áudios por dia, para que você consiga internalizar melhor as minhas reflexões e aplicá-las à sua vida para obter sucesso. Compartilhe nos comentários desse site a sua história conosco, será um prazer ouvi-lo(a).

Obs: o curso contém cerca de 274 MB e está segmentado em 15 seções (15 áudios) em formato MP3.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Meus queridos seguidores, finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

Em relação à trajetória individual de meus seguidores, prestei consultoria para pessoas que tinham dificuldade em se organizar, dificuldade em desenvolver o pré-projeto, falta de motivação… pessoas apreensivas em relação à idade delas, conversei com senhoras de mais de 60 anos que pretendiam pleitear uma vaga em um Programa de Pós-graduação de instituição federal, enfim, os mais diversos perfis. Com base nesses perfis, eu decidi fazer este curso em formato MP3, para que você, especialmente você que não tem muito tempo, possa refletir sobre cada uma das etapas, desde a leitura do edital até o dia da entrevista. O curso está dividido em várias seções e, acredito, será um ótimo investimento tanto para o processo seletivo em si quanto para a sua vida acadêmica.

O curso é destinado àqueles que desejam ser aprovados em processo seletivo de mestrado (especialmente de universidade federal brasileira). Está segmentado em 15 seções em que exponho a minha experiência nesse processo, bem como respondo aos questionamentos de todos os meus leitores que, durante três anos, têm enviado vários questionamentos em meus sites relativos ao processo seletivo de mestrado.

1. Edital.
2. Bagagem acadêmica.
3. O que dizer para a banca examinadora?
4. O perfil do cientista.
5. Dicas de estudo e organização do cronograma de seu pré-projeto.
6. Prova discursiva.
7. Prova de Língua Estrangeira.
8. Metodologia: algumas reflexões.
9. Quem passa?
10. E se eu for aprovado?
11. Motivação.
12. Como elaborar pré-projeto 1 (dicas)?
13. Como elaborar pré-projeto 2 (dicas)?
14. Como elaborar pré-projeto 3 (dicas)?
15. Reflexões finais.

Alguns questionamentos que busco responder nos áudios: Por que fazer mestrado? Estou preparado para entrar no mestrado? Será possível conciliar trabalho e estudo? Quais desafios encontrarei durante o mestrado? O mestrado poderá mudar a minha vida?  Como interpretar o edital e como orientar-me em relação ao meu recorte temático com base no edital?  Como poderia ser um bom currículo? Como eu ainda posso melhorar o meu currículo? Como me apropriar de minhas experiências acadêmicas para convencer a banca sobre a minha capacidade no dia da entrevista? O que devo dizer (e não dizer) para a banca examinadora? Como devo estudar? Como gerir o meu tempo para me dedicar ao mestrado? Como me organizar para estudar? Como desenvolver o cronograma de meu pré-projeto (se o edital solicitar)? Qual será a abordagem de minha pesquisa? Que tipo de pesquisa desenvolverei? A minha pesquisa está articulada à linha de pesquisa à qual pretendo aplicar? O que é o pré-projeto? Quais as características desse gênero textual?

Obs: curso em formato MP3, cada áudio tem duração de 10 a 22 minutos.

MUITA PAZ E SUCESSO PARA TODOS VOCÊS!

Prof. Me. Anderson Hander

 

Share on Facebook

Como fazer pré-projeto de mestrado?

Depois de pensar bastante, você decidiu participar de processo seletivo de mestrado. Percebeu que a graduação não foi suficiente ou que seria uma boa estender o prazo de validade de “estudante” (pesquisador) para o mestrado, já que a graduação não foi suficiente para você entrar no mercado de trabalho ou em razão de você precisar do título de mestre para ganhar mais em seu trabalho (você provavelmente deve ser funcionário público, nesse caso).

Antes de iniciar o seu pré-projeto, PREPARE-SE de verdade para a grande “batalha” que vem pela frente. E se você ouviu aquelas histórias de pessoas que tentaram uma, duas ou até três vezes e não foram selecionadas, mesmo depois de cursar disciplinas do próprio programa de mestrado de determinada instituição, posso dizer que, de fato, isso poderá acontecer, uma vez que o processo seletivo do mestrado é extenso e exige muita preparação. Além disso, as vagas são limitadas.

Vale ressaltar que os examinadores querem saber se você tem perfil de pesquisador e se terá tempo o suficiente para se dedicar à sua pesquisa (isso inclui participações infindas em congressos, divulgação de milhares de artigos para melhorar a pontuação do programa de mestrado de sua instituição etc.).

Para aqueles que já possuem um emprego, que são, por exemplo, funcionários públicos, preparem boa argumentação para convencer a banca de que o objetivo com o título não é exclusivamente financeiro: a academia não está interessada em seu salário.

A seguir, apresento algumas dicas para elaboração de pré-projeto de dissertação:

1. delimite o recorte temático de pesquisa. Você pode ser motivado pela sua própria curiosidade, quando pensar no tema de pesquisa, bem como área de concentração, mas também sugiro consulta às linhas de pesquisa do programa pretendido. Será muito difícil entrar no mestrado para desenvolver um estudo muito distante do perfil dos professores pesquisadores (o que é uma hipocrisia, mas fazer o que?). Além disso, lembre-se de que você deverá tratar de um aspecto da realidade e tenha muito cuidado para não acreditar que o seu estudo é o único “olhar” real sobre determinado objeto de estudo.

2. Fundamente as bases ontológicas e epistemológicas de sua pesquisa. Muitos acreditam que esta é a etapa mais difícil. Para compreender melhor essa etapa, pense o seguinte:  “se pretendo participar do processo seletivo de mestrado em linguística, a qual área dessa ciência pretendo afiliar-me? Atuarei no tronco duro da linguística ou tenho perspectiva mais social, pós-moderna? Qual é a corrente da linguística à qual o meu projeto melhor se adéqua (e não o contrário)? Há pesquisadores atuando nessa área na universidade em que pretendo cursar o mestrado? O que pretendo investigar? Por que pretendo investigar? Como posso me aproximar de tal objeto de estudo e compreendê-lo melhor? Que métodos poderei utilizar para a minha investigação?”

como fazer pré-projeto de mestrado?

3. Converse com professores do departamento pretendido. Você poderá entrar no mestrado com um pré-orientador ou não. Procure a lista de professores pesquisadores no site da instituição desejada. Encaminhe e-mail, muito educadamente a eles, e peça para conversar pessoalmente. Tenha atenção, pois muitos desses professores têm o ego tão elevado que eles irão se sentir ofendidos com o seu pedido.

4. Organize os elementos textuais de seu pré-projeto conforme o edital da instituição desejada. Basicamente, o pré-projeto contém capa, contendo nome da instituição, nome do programa, o seu próprio nome completo, especificação do gênero: “Projeto de pesquisa de dissertação de mestrado”, título da pesquisa, nome do orientador(a), local e data. Em seguida, apresente breve introdução, justificativa, objetivos gerais e específicos, questões de pesquisa, referencial teórico, referencial metodológico, cronograma de execução e referências.

5. Capa. Atenha-se ao título do projeto. Escolha um título que seja objetivo, direto e sintetize a sua pesquisa. Sugiro que a palavra-chave principal de seu estudo figure no título.
5.1 Introdução. Apresente ao leitor o projeto, o recorte da pesquisa, bem como o contexto de pesquisa.
5.2 Justificativa. Pergunte-se por que a sua pesquisa é importante? Por que você deve doar o seu tempo a ela? Qual é relevância social de sua pesquisa?
5.3 Objetivos. Alinhe os objetivos gerais aos objetivos específicos.
5.4 Questões de pesquisa. Devem ser propostas (pense na problematização de seu tema ou no seu recorte temático e contexto de estudo para formular esses questionamentos. Além disso, responda cada um desses questionamentos, de preferência, nas considerações finais.
5.5 Referencial teórico. Faça uma longa pesquisa sobre teóricos clássicos e contemporâneos sobre a área de estudo. Cite, especialmente, grandes teóricos da atualidade.
5.6 Referencial metodológico. Estude metodologia, leia outros trabalhos similares aos seus e busque alternativas metodológicas que se articulem ao seu texto. Cuidado para “costurar” metodologia e referencial teórico aos objetivos de sua pesquisa.
5.7 Cronograma. Distribua, de maneira lógica e coerente, todas as etapas de sua pesquisa ao longo dos dois anos que você terá para desenvolvê-la.
5.8 Referências. Cuidado para não utilizar referências demais ou de menos. Além disso, tenha foco em relação ao referencial teórico de seu projeto.

6. Encaminhe o seu texto a um revisor experiente. Nós poderemos revisar o seu projeto, saiba mais em “revisão de texto”:

Lembre-se de que o pré-projeto é um texto (prévio) que orientará o processo de realização de sua pesquisa e de redação de sua dissertação. Possivelmente ele será desconstruído durante o processo seletivo do mestrado (não se assuste com as críticas). Além disso, após conquistar uma vaga em algum departamento, haverá muitas mudanças em seu projeto, afinal, ele está em construção.

http://criteriorevisao.com.br/revisao-de-texto-6/

Sucesso a todos.

Share on Facebook