Reprovação em processo seletivo de mestrado

Você acabou de receber o resultado de reprovação em processo seletivo de mestrado e não sabe o que fazer? Convido-o(a) a uma reflexão, com base em minha experiência, neste post.

Fui, também, reprovado em processo seletivo de mestrado em universidade federal (a primeira vez que tentei). Muitos colegas, ao contrário, que estudaram comigo, fizeram trabalhos comigo, foram aprovados no mesmo processo, no mesmo semestre. Fiquei me perguntando o porquê de minha reprovação. Algumas semanas após pensar bastante, entendi o que havia ocorrido. Na época, eu trabalhava em dois empregos e, embora tivesse me dedicado bastante durante a graduação, não me dediquei o suficiente para ler as referências sugeridas no edital de processo seletivo de mestrado de minha universidade. Fui reprovado, exatamente, na prova escrita. Havia, somente, três questões, e uma delas, a de maior peso, eu não consegui responder, pois não cheguei a ler um capítulo proposto em uma das obras no edital (e eu não tive, verdadeiramente, muito tempo para me dedicar, pois não me sobrava tempo para estudar, na época.

Além de trabalhar em dois empregos, inclusive, aos finais de semana, a escola onde eu trabalhava exigia que eu corrigisse, gratuitamente, toda semana, redações de mais de 300 alunos da escola (sem ser pago para isso). Então, em meu tempo livre, em vez de fazer qualquer atividade saudável ou que me acrescentasse algo, eu me frustrava corrigindo redações de alunos =) e ainda conseguia pensar positivamente que seria aprovado). Pensei que o fato de eu ter me dedicado bastante na graduação, e ter tirado sempre boas notas nas disciplinas, me levaria ao caminho do sucesso. Isso pode ocorrer caso as perguntas da prova escrita sejam bastante genéricas em relação à sua ciência. Mas não vale a pena “pagar para ver”. Portanto, enfoque o conteúdo proposto pelo edital. Foco. E, caso você não tenha tanto tempo para se dedicar, é preciso abrir mão de algo para fazer a sua aprovação acontecer, seja reduzir a sua hora de trabalho e ganhar menos, seja parar de trabalhar por algum tempo.

Eu não tinha um outro plano. Não cheguei a cogitar a ideia de reprovação. Fiquei triste, desapontado… outros fatos em minha vida também ocorreram paralelamente à reprovação, o que, em vez de me “derrubar”, me trouxe mais força para tentar novamente. Senti-me envergonhado por ter sido reprovado. Era véspera de Ano Novo, em vez de comemorar a “virada” em festas e eventos, ou de passar o Ano Novo com a “família”, ouvindo desaforos de algumas pessoas que nem considero meus familiares,  eu decidi passar essa data elaborando um projeto de estudo para o próximo ano, em que eu obteria a aprovação. (Somente nós sabemos de nossas falhas, de nossas dores, de nossas fraquezas, então, ninguém melhor do que nós mesmos para nos levantar.)

Naquela noite, ouvindo os fogos de artifício em plena virada, eu comecei a pensar, racionalmente, onde errei e criei um cronograma de estudo, alguns meses antes do novo processo seletivo. Também abri mão de algumas coisas para ter tempo para me dedicar aos estudos, de uma maneira saudável, sem correria, estudando com qualidade. Li o edital duas vezes, busquei as obras solicitadas no edital. Resumi cada um dos livros, ao longo de 3 meses, li-os duas vezes e, posteriormente, para não esquecer o conteúdo, atentava-me aos resumos. Fui aprovado em sétimo lugar e obtive nota 8,7 na prova escrita. A minha maior dificuldade, na época, era memorizar o conteúdo das obras propostas pelo edital, que eram obras que nunca tinha lido durante a graduação.

Confesso a vocês que esta foi a parte mais fácil de toda essa caminhada, eu não sabia, a essas alturas, que o mais difícil desse processo seria terminar o mestrado. O dia em que eu recebi o meu título de mestre foi um dia muito emocionante. E, com certeza, valeu muito a pena por cada minuto de dedicação.

Gravei um áudio trazendo algumas reflexões a respeito de reprovação em Processo seletivo de mestrado. Falo no áudio sobre cada uma das etapas do processo seletivo de mestrado e sobre as dificuldades e barreiras nesse processo. Espero poder contribuir para a aprovação de vocês!

Compartilhem conosco, também, a sua história, para motivar outras pessoas!

 

Share on Facebook

Compre o seu curso Como Passar no Mestrado

Prezados(as) futuros(as) Mestrandos(as), sejam bem-vindos(as) ao meu site!

Finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail, ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

O curso está segmentado em 15 seções e é um investimento importantíssimo para aqueles que desejam aprovação no mestrado.

FORMAS DE PAGAMENTO

Transferência bancária

Custo do curso: 250,00 reais

Agência: 3603-x, conta: 33.417-0. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco do Brasil).

ou

Agência 1584, conta: 07307-4. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco Itaú).

Obs: envie o comprovante para o seguintes e-mail: andersonhander@gmail.com (o seu curso será enviado por e-mail, no horário comercial, durante a semana, após a confirmação do pagamento).

ATENÇÃO: se o seu banco não corresponder a nenhum dos bancos acima e você precisar identificar o depósito com cpf, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com

Obs: não são aceitos depósitos, somente TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.

Pagseguro

Parcelamento em até 24 vezes. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Boleto bancário

Parcelamento em até 2 vezes sem juros. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

SUGESTÃO: insira os áudios em seu Ipod, Iphone, Celular ou os escute em seu próprio computador. Sugiro que não sejam ouvidos mais de dois áudios por dia, para que você consiga internalizar melhor as minhas reflexões e aplicá-las à sua vida para obter sucesso. Compartilhe nos comentários desse site a sua história conosco, será um prazer ouvi-lo(a).

Obs: o curso contém cerca de 274 MB e está segmentado em 15 seções (15 áudios) em formato MP3.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Meus queridos seguidores, finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

Em relação à trajetória individual de meus seguidores, prestei consultoria para pessoas que tinham dificuldade em se organizar, dificuldade em desenvolver o pré-projeto, falta de motivação… pessoas apreensivas em relação à idade delas, conversei com senhoras de mais de 60 anos que pretendiam pleitear uma vaga em um Programa de Pós-graduação de instituição federal, enfim, os mais diversos perfis. Com base nesses perfis, eu decidi fazer este curso em formato MP3, para que você, especialmente você que não tem muito tempo, possa refletir sobre cada uma das etapas, desde a leitura do edital até o dia da entrevista. O curso está dividido em várias seções e, acredito, será um ótimo investimento tanto para o processo seletivo em si quanto para a sua vida acadêmica.

O curso é destinado àqueles que desejam ser aprovados em processo seletivo de mestrado (especialmente de universidade federal brasileira). Está segmentado em 15 seções em que exponho a minha experiência nesse processo, bem como respondo aos questionamentos de todos os meus leitores que, durante três anos, têm enviado vários questionamentos em meus sites relativos ao processo seletivo de mestrado.

1. Edital.
2. Bagagem acadêmica.
3. O que dizer para a banca examinadora?
4. O perfil do cientista.
5. Dicas de estudo e organização do cronograma de seu pré-projeto.
6. Prova discursiva.
7. Prova de Língua Estrangeira.
8. Metodologia: algumas reflexões.
9. Quem passa?
10. E se eu for aprovado?
11. Motivação.
12. Como elaborar pré-projeto 1 (dicas)?
13. Como elaborar pré-projeto 2 (dicas)?
14. Como elaborar pré-projeto 3 (dicas)?
15. Reflexões finais.

Alguns questionamentos que busco responder nos áudios: Por que fazer mestrado? Estou preparado para entrar no mestrado? Será possível conciliar trabalho e estudo? Quais desafios encontrarei durante o mestrado? O mestrado poderá mudar a minha vida?  Como interpretar o edital e como orientar-me em relação ao meu recorte temático com base no edital?  Como poderia ser um bom currículo? Como eu ainda posso melhorar o meu currículo? Como me apropriar de minhas experiências acadêmicas para convencer a banca sobre a minha capacidade no dia da entrevista? O que devo dizer (e não dizer) para a banca examinadora? Como devo estudar? Como gerir o meu tempo para me dedicar ao mestrado? Como me organizar para estudar? Como desenvolver o cronograma de meu pré-projeto (se o edital solicitar)? Qual será a abordagem de minha pesquisa? Que tipo de pesquisa desenvolverei? A minha pesquisa está articulada à linha de pesquisa à qual pretendo aplicar? O que é o pré-projeto? Quais as características desse gênero textual?

Obs: curso em formato MP3, cada áudio tem duração de 10 a 22 minutos.

MUITA PAZ E SUCESSO PARA TODOS VOCÊS!

Prof. Me. Anderson Hander

 

Share on Facebook

Curso: como passar no mestrado

Curso: como passar no mestrado

Meus(minhas) queridos(as) seguidores(as), finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder os vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.

Em relação à trajetória individual de meus(minhas) seguidores(as), prestei consultoria para pessoas que tinham dificuldade em se organizar, dificuldade em desenvolver o pré-projeto, falta de motivação… pessoas apreensivas em relação à idade delas, conversei com senhoras de mais de 60 anos que pretendiam pleitear uma vaga em um Programa de Pós-graduação de instituição federal, enfim, os mais diversos perfis. Com base nesses perfis, eu decidi fazer este curso em formato MP3, para que você, especialmente você que não tem muito tempo, possa refletir sobre cada uma das etapas, desde a leitura do edital até o dia da entrevista. O curso está dividido em várias seções e, acredito, será um ótimo investimento tanto para o processo seletivo em si quanto para a sua vida acadêmica.

O curso é destinado àqueles que desejam ser aprovados em processo seletivo de mestrado (especialmente de universidade federal brasileira). Está segmentado em 15 seções em que exponho a minha experiência nesse processo, bem como respondo aos questionamentos de todos os meus leitores que, durante três anos, têm enviado vários questionamentos em meus sites relativos ao processo seletivo de mestrado.

——————————————————————————————————————–

CUSTO

250,00 reais

——————————————————————————————————————–

FORMAS DE PAGAMENTO

1. Transferência bancária

Agência: 3603-x, conta: 33.417-0. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco do Brasil).

ou

Agência 1584, conta: 07307-4. Anderson Hander Brito Xavier. (Banco Itaú).

Obs: envie o comprovante de pagamento para o seguinte e-mail: andersonhander@gmail.com (o seu curso será enviado por e-mail, no horário comercial, durante a semana, após a confirmação do pagamento).

ATENÇÃO: se o seu banco não corresponder a nenhum dos bancos acima e você precisar identificar o depósito com cpf, encaminhe um e-mail para: andersonhander@gmail.com

Obs: não são aceitos depósitos, somente TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.

2. Pagseguro

Parcelamento em até 24 vezes. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe um e-mailpara: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

3. Boleto bancário

Parcelamento em até 2 vezes sem juros. Para pagamento pelo pagseguro, encaminhe ume-mail para: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br


ATENÇÃO: o curso será enviado para o seu e-mail (o arquivo contém 274 MB) durante o horário comercial, após confirmação de pagamento.

——————————————————————————————————————–

O CURSO ESTÁ SEGMENTADO NAS SEGUINTES SEÇÕES:

1. Edital.
2. Bagagem acadêmica.
3. O que dizer para a banca examinadora?
4. O perfil do cientista.
5. Dicas de estudo e organização do cronograma de seu pré-projeto.
6. Prova discursiva.
7. Prova de Língua Estrangeira.
8. Metodologia: algumas reflexões.
9. Quem passa?
10. E se eu for aprovado?
11. Motivação.
12. Como elaborar pré-projeto 1 (dicas)?
13. Como elaborar pré-projeto 2 (dicas)?
14. Como elaborar pré-projeto 3 (dicas)?
15. Reflexões finais.

Alguns questionamentos que busco responder nos áudios: Por que fazer mestrado? Estou preparado para entrar no mestrado? Será possível conciliar trabalho e estudo? Quais desafios encontrarei durante o mestrado? O mestrado poderá mudar a minha vida?  Como interpretar o edital e como orientar-me em relação ao meu recorte temático com base no edital?  Como poderia ser um bom currículo? Como eu ainda posso melhorar o meu currículo? Como me apropriar de minhas experiências acadêmicas para convencer a banca sobre a minha capacidade no dia da entrevista? O que devo dizer (e não dizer) para a banca examinadora? Como devo estudar? Como gerir o meu tempo para me dedicar ao mestrado? Como me organizar para estudar? Como desenvolver o cronograma de meu pré-projeto (se o edital solicitar)? Qual será a abordagem de minha pesquisa? Que tipo de pesquisa desenvolverei? A minha pesquisa está articulada à linha de pesquisa à qual pretendo aplicar? O que é o pré-projeto? Quais as características desse gênero textual?

Obs: curso em formato MP3, cada áudio tem duração de 10 a 22 minutos.

Share on Facebook