Viagem para Ljubjana, Eslovênia

A Eslovênia é um pequeno país que faz fronteira com a Itália, Croácia, Áustria e Hungria. Tive a oportunidade de conhecer esse país em 2016, quando decidi sair de Zagreb, na Croácia, para visitá-lo (voei pelo céu da Eslovênia em um balão de ar quente, o que foi uma das experiências mais incríveis que eu já fiz). Acompanhe essa viagem pelo meu Instagram: @escrevereviver

A capital da Eslovênia se chama Ljubjana. A cidade é pequena, tem um charme tanto no verão como no inverno. Mas, se decidir conhecê-la durante o inverno, prepare-se para manter-se aquecido com casacos grossos, pois o inverno nessa região da Europa é um pouco rigoroso para nós brasileiros. Durante o inverno, a cidade, muitas vezes, fica coberta por neve, o que a deixa mais bonita ainda: ao redor da cidade há várias montanhas, inclusive, o castelo da cidade fica nas montanhas e pode ser visto em diversos ângulos por toda a cidade (lindo).

27545560_1009908069162105_5674792313537009810_n

Tive a sorte de passar a virada do ano nesta cidade, o que foi uma experiência muito diferente no ano novo. Há um show de fogos saindo do castelo e das montanhas na virada, com duração de cerca de 15 minutos, uma experiência extremamente diferente (lembrando que, nesse período, é inverno na Europa). As pessoas se reúnem na rua, tomam vinho quente, comem batata frita e passam a virada do ano na rua, aguardando, no frio, o show de fogos do castelo (é imperdível, eu nunca vi algo tão bonito).

No verão, geralmente entre o final de maio até meados de setembro, a cidade tem outro clima. Faz muito calor. Eles têm umas praias não muito exploradas por turistas que são lindas e várias cidades com rios de águas cristalinas. Inclusive, Ljubjana foi considerada em 2016 a capital verde da Europa. Eles são bastante rigorosos em relação à separação do lixo na cidade.

DSC_0576  DSC_0536

Fiquei hospedado em uma acomodação que tem muita relação com o nosso país. A decoração do pequeno apartamento que fiquei é toda inspirada no Brasil, com fotos do Ayrton Senna e outras (eu achei tudo muito bonito), vejam:

DSC_0259

A dona do apartamento e a filha dela (Nika) são extremamente acolhedoras e prestativas. A mãe da Nika, inclusive, lavou a minha roupa e me ajudou com a limpeza do apartamento. A Nika é designer gráfico e fez questão de decorar muito bem o apartamento, o que, com certeza, fará toda a diferença em sua estadia em Ljubjana. Eu super recomendo que vocês se hospedem neste apartamento, segue o link pelo Airbnb (busquem no Airbnb por: Historical Studio Under Arches – ARCUS): https://www.airbnb.com.br/rooms/13937713

DSC_0267

DSC_0269 DSC_0272

Experimentem todos os tipos de doces nas padarias e cafés. Peçam chocolate quente, eles têm muito bom gosto nesta cidade e a culinária é excelente. Recomendo a cidade, principalmente, para casais. Não é um lugar muito agitado. Para quem viaja sozinho, vale mais a pena conhecer a esse país no verão.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *