5 dicas para passar na prova escrita de mestrado
- Atenha-se às referências publicadas no edital do processo seletivo. Leia, minuciosamente, TODA a referência indicada. Às vezes, as questões de sua prova serão aquelas relativas às páginas mais específicas que você não leu. Cuidado!
- Consulte materiais do início de sua graduação, se estiver aplicando para área similar à sua formação. Provavelmente, quem já é da área do Programa de Pós-Graduação terá mais facilidade para fazer a prova, então, é importante retomar conceitos do início da graduação.
- Estude os clássicos, mas atenha-se a autores contemporâneos também.
- Revise o seu texto antes de entregá-lo, escreva com letra legível e articule as respostas das questões ao seu conhecimento sobre ciência e metodologia.
- Faça resumos e fichamentos das referências estudadas. Procure ler autores que explicam os clássicos, caso tenha dificuldades.
______________________________________________________________________
Curso: Como Passar no Mestrado
Meus(minhas) queridos(as) seguidores(as), finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso (Como passar no Mestrado) que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder aos vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL… Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.
——————————————————————————————————————–
pretendo participar da seleção de mestrado acadêmico em educação na linha de pesquisa Formação, Didática e Trabalho docente- Núcleo 1. Didática,saberes docentes e práticas pedagógicas. Como abordar o tema com foco na formação de professores?Parece-me que há engano, pois a primeira vez que estou entrando em contato.
Maria, seja bem-vinda. Este será um caminho que você mesma deverá percorrer. Inclusive, eu não sou de sua área, é difícil, nesse sentido, propor algum caminho/solução.
Eu tenho um curso que poderá levá-la à melhor desenvolver o seu pré-projeto e a, mais facilmente, ser aprovada em processo seletivo, o curso está segmentado em 16 seções, para mais informações, acesse:
https://criteriorevisao.com.br/compre-o-seu-curso-como-passar-no-mestrado/
Muito sucesso!
Obrigada pelas dicas. Já passei na primeira etapa do processo seletivo (análise do pré-projeto). Agora tenho que fazer a prova escrita (segunda etapa). A dica de procurar textos que explicam os clássicos foi muito útil.
Olá Geisa. Eu que lhe agradeço pela visita. Fico feliz em contribuir e ajudar. Estimo muito sucesso em seu processo seletivo. Volte para compartilhar conosco a sua experiência.
Abraço.
Boa tarde,
Tenho dúvida com relação a estrutura do texto da prova escrita, pois são longos. Exige-se de 2 a 3 laudas por pergunta, então não sei como deveria organiza-lo. Os exemplos de provas dissertativas argumentativas que vejo são de apenas uma lauda.
Oi Danilo. Seja bem-vindo.
Você precisa verificar se o edital menciona alguma questão relativa a essa organização. Caso não mencione, seja sensato em relação à redação de suas respostas. Organize cada nova “ideia introduzida” em seu texto em um parágrafo novo (não me refiro a toda nova ideia, mas as ideias centrais de seu texto, aos eixos centrais deste.
Imagine que sejam questionados quais são os pilares do Ensino Superior. Resposta: 1 – ensino; 2 – pesquisa e 3 – extensão. Nesse caso, você poderia organizar o seu texto em três parágrafos: um parágrafo para cada número (ou mais, isso dependerá de seus argumentos e de como você pensa). Mas é preciso haver progressão textual, para que um novo parágrafo não seja inserido no texto repentinamente e quebre com a lógica da leitura do texto. Você, também, precisa estar atento à distribuição de linhas de cada parágrafo, não faz sentido redigir um parágrafo com 2 linhas e outro parágrafo com 10, é preciso que haja paralelismo. Você se lembra da lógica de organização do texto dissertativo-argumentativo? Então, a estrutura dessas respostas é similar a essa organização (eu poderia dizer), mas você não precisa se preocupar com introdução e conclusão, pense, na estrutura de desenvolvimento em si do texto.
Saudações.
Muito, mas muito obrigada mesmo pelas dicas. Gratidão!
De nada, Joana.
Seja bem-vinda!
Saudações.
Anderson Hander
Boa tarde!
Irei fazer uma prova do mestrado que a linha de pesquisa é:
LITERATURA, CRÍTICA E COMPARATISMO, porém não conseguir assimilar muita coisa com as bibliografias exposta.
Até porque trabalho muito e também não tenho os livros indicados .
Qual a dica você me daria nessa perspectiva para abordagem do texto/
Ou que tipo de pergunto eu serei interrogada?
Oi, Lucidete. Podem perguntar se você terá tempo para se dedicar ao mestrado, caso seja aprovada, e se pode se dedicar integralmente a este, por exemplo (essa pergunta é clássica). Sobre a sua linha de pesquisa, eu não sou da sua área, especificamente; então, infelizmente, não tenho como sugerir alguma abordagem, especialmente sem consultar o seu texto. Se quiser, envie o seu projeto para revisão, posso analisá-lo, revisá-lo e trazer algumas críticas: andersonhander@gmail.com e servicos@criteriorevisao.com.br
Muito sucesso!
Saudações