Formatação conforme ABNT

Anderson Hander, Revisor de Textos

Formatação conforme ABNT

Precisa que alguém confira as normas ABNT de seu trabalho? Solicite orçamento ao meu e-mail: servicos@criteriorevisao.com.br ou andersonhander@gmail.com

Sou Revisor de Textos há mais de dez anos e também formato textos acadêmicos conforme ABNT, APA, Chicago ou Vancouver. Criei este Blog para estabelecer um espaço de diálogo com professores, estudantes e outros leitores interessados em Língua Portuguesa, redação e narrativas. rtanto,

______________________________________________________________________

Serviços e valores

1 – Formatação (conforme a ABNT, APA, Vancouver ou manual desejado): 4,00 reais a lauda. Inclui formatação conforme as Normas da ABNT ou manual desejado;

2 – revisão ortográfica e gramatical: 5,00 reais a lauda. Inclui revisão ortográfica conforme o Novo Acordo Ortográfico, observação de aspectos de concordância/regência nominal e verbal, crase, pontuação e outros aspectos gramaticais relativos à linguagem do gênero textual proposto; Assim,

3 – revisão ortográfica e gramatical + formatação (ABNT ou manual desejado): 7,00 reais a lauda. Inclui revisão 2 + formatação (ABNT/outros); Primeiramente,

4 – revisão crítica: 10,00 reais a lauda. Inclui revisão 1, além de sugestões estilísticas, *reescrita/sugestão de reescrita de parágrafos mal elaborados, adequação vocabular, progressão textual e aspectos de coesão e coerência. Essa revisão também inclui sugestões e dicas em relação ao gênero textual proposto; Assim,

5 – revisão crítica + formatação (conforme ABNT ou manual desejado): 12,00 reais a lauda. Inclui revisão 4 e contempla algumas questões relativas à padronização de seu texto que não são estabelecidas, por exemplo, pelas normas da ABNT (ou pela maioria dos manuais universitários) e por manuais gramaticais ou ortográficos, como é o caso de uniformização de siglas, uniformização de pontuação ao final de enumeração, uniformização de iniciais minúsculas ou maiúsculas, uniformização de extensão de parágrafos, enfim, questões relacionadas à lógica organizacional do próprio texto e de seus elementos.

______________________________________________________________________

Algumas informações sobre as normas da ABNT

Considerações importantes

* Paginação: a enumeração de página fica à direita, na parte superior da página. Contam-se as páginas a partir da folha de rosto, mas o número aparece, apenas, após o sumário. A capa, contracapa, sumário são elementos pré-textuais obrigatórios. A margem da página para ABNT é superior e esquerda 3,0 cm e inferior e esquerda 2,0 cm. A marcação de parágrafo é de 1,25. Todas as citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte 10 (não há aspas nesse caso). No corpo do texto, a fonte é 12. O espaçamento entre as linhas do texto é de 1,0. Para as notas de rodapé e citações com mais de três linhas, o espaçamento entre as linhas é simples.

Sobre o que a ABNT não versa

* A ABNT não traz um padrão específico sobre títulos de tabelas, figuras, quadros com fonte diferenciada (a ABNT sugere o IBGE para o caso dessa formatação, mas não há uma regra explícita sobre isso). A fonte do texto pode ser Arial ou Times New Roman. Títulos e subtítulos recebem hierarquias diferenciadas (ela não especifica qual é o destaque, dá alguns exemplos visuais, mas apenas fala da necessidade da diferenciação). Não há uma regra explícita sobre quais destaques na capa devem ser utilizados (ela não apresenta uma regra explícita sobre o assunto). Portanto,

Considerações sobre citações diretas e indiretas no corpo do texto

* Formas de citação indireta (sistema de autor e data): “De acordo com Fulano (2001), o Brasil” ou “O Brasil constitui o… (SOBRENOME DE FULANO, 2013, p. 2)”. No caso de citações diretas com mais de três linhas, a referência deve ser feita ao final da citação entre parênteses (SOBRENOME DE FULANO, 2013, p. 2).

Considerações sobre Formatação para quem desenvolve trabalho acadêmico (o autor do próprio texto)

A responsabilidade do texto é do autor. Como Revisor, sou um olhar, trago uma ajuda, um auxílio, mas não sou Autor do Texto. Após a entrega do trabalho formatado, ou revisado, é comum que orientadores solicitem, ainda, ajustes no texto. Nesse caso, você deve dialogar com o seu orientador o que ele quer que seja alterado, se for o caso. Talvez ele desconheça alguma regra. Você pode consultar as NBRs e verificar cada uma delas. Muitos orientadores são desinformados sobre essas questões, é comum que eles tenham costume de fazer a formatação de uma maneira e exigirem que os orientandos sigam o mesmo padrão. Mas é preciso que haja diálogo para compreensão sobre isso. Então, na verdade, você deve enviar um e-mail a ele, e questioná-lo para ESPECIFICAR exatamente onde há algum desacordo. E você deve, como acadêmico, ter uma base dessas normas (eu faço uma conferência de normas). É possível que ele exija algo que não seja versado pelas normas (e isso é uma questão pessoal dela, não está errado. E, nesse caso, você deve fazer o que ele exige, infelizmente, porque ela é sua orientadora).

Há um manual muito bom que, inclusive, foi citado em minha banca de mestrado por um especialista na área, da Junia Lessa e Ana Cristina (elas são da Universidade Federal de Minas Gerais), que interpreta TODAS as normas da ABNT em relação a trabalhos acadêmicos. Mas a consulta ao manual não dispensa consulta às normas (porque as normas não versam sobre algumas questões. As autores dessa obra trazem, às vezes, soluções para questões que não são versadas pelas normas).

Share on Facebook

Campinas – Revisão de Texto

Prof. Me. Anderson Hander, Revisor de Textos

Revisão de Texto Campinas

Sejam bem-vindos ao meu site. Meu nome é Anderson Hander. Sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Letras pela UnB e especialista em Revisão de Texto pelo Centro Universitário de Brasília (UNIceub). Também prestei serviço, duas vezes, para a Organização das Nações Unidas (ONU), Fundação Cultural Palmares, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).

Trabalhei vários anos como Professor e corretor de redações. Atuei como corretor no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e como Professor de redação no Colégio Militar de Brasília, Dom Pedro II.

Sou bastante especializado em Revisão de Textos Acadêmicos. Tenho um pequeno canal no Youtube e compartilho, por meio deste e de outro site, vários artigos sbre redação de textos acadêmicos.

Solicitem orçamento para Revisão ou Formatação de Livro, Artigo, Monografia/TCC, dissertação ou tese: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Geralmente, para cada 100 laudas enviadas, solicito cerca de 4 dias úteis de entrega do texto revisado (para o caso de Revisão Ortográfica e Gramatical). Trabalho com Pagseguro e emissão de boleto.

Contato por meio de Whatsapp: (61) 99801-6596.

Obs: trabalho com emissão de nota fiscal.

______________________________________________________________________

Conheça um pouco mais sobre o meu trabalho

Portfólio

Currículo

Revisão Ortográfica e Gramatical, e Revisão Crítica

Formatação conforme ABNT, APA, Chicago ou Vancouver

Artigos informativos sobre Revisão de Textos

  1. O que é Revisão de Textos?
  2. Mitos sobre Revisão de Textos
  3. Página, um conceito esvaziado de sentido
  4. O dia a dia de um Revisor de Textos
  5. Erro de Revisão de Textos
  6. Mentiras sobre Revisão de Textos
  7. O que faz um Revisor de Textos
  8. Etapas durante a Revisão de Textos
  9. Qualidades de um Revisor de Textos
  10. Anderson Hander Revisor de Textos

 

Share on Facebook

Consultoria Textual

Consultoria Textual

Você tem dificuldade para organizar as suas ideias e redigir um texto? Está redigindo um livro, Trabalho de Conclusão de Curso, Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Artigo Científico, Texto Jurídico?

Sou Mestre em Linguística e Revisor de Textos. Atuo na área há mais de dez anos e posso ajudá-lo(a) a melhor organizar o seu texto, bem como revisá-lo. Mas, anteriormente ao processo de Revisão, o texto precisa ser bem planejado e escrito.

Se você tem dificuldades nessa etapa, contrate serviço de Consultoria Textual para, posteriormente, encaminhar o texto para Revisão. Se preferir, pode solicitar, também, serviço de Revisão Crítica, mas a nossa interação ocorrerá por meio de mensagens de textos deixadas em caixas de comentário (além disso, será necessária, provavelmente, segunda ou terceira Revisão do Texto, durante esse processo).

Custo do serviço
100,00 reais por hora.

Contato

E-mails: andersonhander@gmail.com e servicos@criteriorevisao.com.br

Whatsapp: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

O que a consultoria inclui?

Apontarei os problemas estruturais do texto e trarei uma reflexão ao autor para melhor organizar as ideias do texto, bem como trarei soluções para melhor organizar o texto e planejá-lo. É interessante o envio de parte do texto para avaliação anteriormente à contratação do serviço. Se o texto for muito extenso, serão necessárias mais horas de interação.

É possível contratar um pacote de serviços, também, para acompanhamento do processo de redação. Entre em contato para que eu avalie o seu texto, sem compromisso, e proponha um planejamento para ajudá-lo(a) a organizar as suas ideias e melhor estruturar o texto.

O que a consultoria não inclui?
Revisão de Texto, bem como feedback posterior ao tempo de duração da consultoria em si.

Share on Facebook

Revisão de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Revisão de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Solicite orçamento ao meu e-mail para que eu revise/formate o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalho desde 2006 na área de Revisão de Texto. Sou formado pela Universidade de Brasília (UnB), mestre na área de texto pela UnB e especialista em Revisão de Texto pelo UNIceub. Também fui treinado por um programa de estágio, na área de Revisão de Texto, do Supremo Tribunal Federal (Seção de Padronização e Formatação de Textos).

Ofereço quatro tipos de serviços de Revisão e Formatação de trabalhos acadêmicos:

  1. Revisão Ortográfica e Gramatical: 5,00 reais por lauda.
  2. Formatação conforme ABNT, APA, VANCOUVER, CHICAGO ou manual solicitado: 4,00 reais por lauda.
  3. Revisão Ortográfica e Gramatical, e Formatação: 7,00 reais por lauda.
  4. Revisão Crítica e Formatação: 12,00 reais por lauda.

Formas de pagamento

Pagseguro (parcelamento em até 24 vezes).

Boleto (à vista. Para emissão de boleto, envie cep, cpf, nome e endereço completo. O boleto será gerado com vencimento para um dia após a entrega do trabalho revisado).

Prazo de entrega

Varia entre 3 a 5 dias úteis dependendo da extensão do trabalho. Se precisar de prazo urgente, entre em contato, cobro 1,50 por lauda para o caso de entrega urgente.

Informações adicionais

  1. O que é Revisão de Textos?
  2. Mitos sobre Revisão de Textos
  3. Página, um conceito esvaziado de sentido
  4. O dia a dia de um Revisor de Textos
  5. Erro de Revisão de Textos
  6. Mentiras sobre Revisão de Textos
  7. O que faz um Revisor de Textos
  8. Etapas durante a Revisão de Textos
  9. Qualidades de um Revisor de Textos
  10. Anderson Hander Revisor de Textos 

Contato

andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Share on Facebook

Revisão de Texto: plataforma Latex

Reviso Textos, geralmente, em formato Word e em PDF. Mas vários clientes têm solicitado serviço de Revisão de Texto, inclusive formatação, diretamente na plataforma Latex.

Eu posso corrigir o trabalho diretamente na plataforma Latex (Revisão Ortográfica e Gramatical), mas não formatá-lo. O ideal é que o cliente envie o trabalho em formato Word, pois esse software tem algumas ferramentas que permitem maior interação entre autor e Revisor, bem como, por meio do recurso Controle de Alterações, é possível verificar e controlar as alterações que são feitas no texto.
No caso de Revisão de Texto feita por meio da plataforma Latex, o cliente não poderá visualizar, exatamente, com as devidas marcações, o que será alterado no texto. A não ser, por exemplo, que sejam deixadas em destaque (por exemplo, cor amarela ou vermelha) todas as alterações realizadas, gramaticais e ortográficas.
Eu costumo acordar com o cliente a preferência por esses destaques no Latex. Para o caso de Formatação, eu não realizo esse serviço, pois o Latex exige um pouco de conhecimento de linguagem de programação para organização do texto.
Facebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a minha página no Facebook!)

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

E-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Instagram: @criteriorevisao

Aguardo o seu contato.

 

Share on Facebook

Contato de Revisor de Textos

Revisão de Textos

Empresa especializada em Revisão de Textos

Facebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a minha página no Facebook. Você, também, tem a opção de curti-la neste site, à direita, parte superior).

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgtnX_eDSCFCb4yI4GQ-3Ww (deixem comentários caso tenham sugestões de vídeos que gostariam que eu fizesse).

E-mails: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

Instagram: @criteriorevisao

Atendo a todo o Brasil em horário comercial, durante a semana. Solicite orçamento para Revisão ou Formatação de Textos (conforme APA, ABNT ou manual próprio), agende uma consultoria Linguística ou solicite informações a respeito de meus cursos e e-books. Deixe o seu recado em minha caixa de e-mail comercial ou pessoal.

Tenho mais de 300 artigos escritos em meu blogue sobre Revisão de Texto, bem como sobre questões acadêmicas e assuntos diversos. Revisei, nos últimos anos, mais de 50 mil laudas. Também atuei auxiliando futuros mestres e mestras a serem aprovados em processo seletivo de Mestrado por meio de consultoria e de meus cursos e e-books. Trabalho remotamente desde 2006. Presto serviço para duas universidades brasileiras e atuo em parceria com escritores e pesquisadores de todo o país. Também presto serviço para o governo federal. Será um prazer atendê-lo(a). Aguardo o seu contato!

Revisor de Texto Contato

“Viva a vida que você sempre imaginou”. Henry Thoreau


#Revisor de Texto contato

Share on Facebook

Revisão de Textos Acadêmicos: orçamento

Sou Revisor de Texto, formado na área, desde 2006. Revisei, nos últimos anos, mais de 50 mil laudas relativas a gêneros textuais diversos, especialmente gêneros acadêmicos. Revisei textos da área de engenharia (mecatrônica, elétrica, civil), medicina, Medicina veterinária, química, física, biologia, economia, arquivologia, biblioteconomia, letras, direito, ciências sociais, comunicação social, arquitetura, biomedicina, enfermagem, psicologia, artes, educação…

Solicite orçamento ao meu e-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Será um prazer atendê-lo(a)! A seguir compartilho orçamento que enviei a uma cliente para compartilhar como trabalho.

——————————————————————————————————————–

Bom dia, prezada cliente! O seu trabalho contém 38,10 laudas.

Custo
Revisão Ortográfica e gramatical
38,10 x 5,00 = 190,50
Revisão Ortográfica e Gramatical, e Formatação
38,10 x 7,00 = 266,70 reais
Revisão Crítica
38,10 x 10,00 = 381,00 reais
Você pode verificar a descrição de meus serviços em meu site, na aba Revisão de Texto: www.criteriorevisao.com.br
Se você tiver tempo e interesse, eu a convido para um diálogo sobre a minha área, para que conheça um pouco mais sobre o meu serviço:
Aguardo confirmação para agendar o serviço. 
Estou à disposição.
Saudações.
Share on Facebook

Dicas preciosas para Revisão de Textos

Dicas preciosas para Revisão de Textos

Todo texto precisa ser revisado, seja ele redigido por um filósofo, por um escritor ou por um blogueiro, doutor, mestre, graduado, de qualquer área do conhecimento. O primeiro passo para uma boa revisão se refere a uma certa consciência do Revisor a respeito dele mesmo e do mundo que o cerca. Esse processo exige (auto)conhecimento, estudo e preparação. Todo Revisor deve ter formação. Além disso, é preciso fazer um movimento de aproximação e afastamento do texto a ser revisado durante vários momentos. Também sugiro que a Revisão seja divida em etapas e que não sejam revisadas mais de 30 laudas por dia de um texto. Isso garantirá a qualidade da Revisão. É preciso que o Revisor esteja tranquilo, concentrado.

A tecnologia poderá ajudar

Há várias ferramentas que podem ajudar em relação ao processo de Revisão de Texto. Entre elas, destaco o Word, da Microsoft, o Libre Office Writter, o Flip 9, bem como o site da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Microsoft Word é usado por grande parte das pessoas. mas ainda há algumas lacunas nesse editor de texto em relação à função Revisão. É comum que esse revisor deixe que alguns vocábulos, escritos inadequadamente, não sejam marcados/identificados. É preciso configurar bem o recurso de Revisão do Word para que ele funcione, bem como atualizá-lo constantemente.

O Libre Office Writer é bastante eficiente, mas a maioria das pessoas não o utilizam. Além disso, há certa incompatibilidade entre os recursos de Revisão do Libre Office e do Word. Vale ressaltar que o corretor ortográfico e gramatical do Writer é excelente (é preciso, também, atualizá-lo).

O Flip 9 é ferramenta simples, porém eficiente. É gratuito, mas há limitações em relação a algumas funções. A versão paga é mais completa e precisa. Vale a pena conferir.

Gosto bastante do VOLP, da Academia Brasileira de Letras, para consulta de vocábulos:
http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Se houver alguma dúvida em relação a alguma construção do texto, é possível fazer questionamentos, diretamente, aos membros da ABL.

ABL responde

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/abl-responde

Atenção à ortografia e a regras gramaticais

O critério mais importante, e eu diria mais esperado pelos clientes, a respeito de serviço de Revisão de Texto, se refere à ortografia e gramática. Essa é a base da Revisão. Portanto, a maior preocupação de um Revisor deve ser a respeito dessas questões. Sugiro, para auxiliar o processo, o uso de checklists ao final do serviço, bem como uso de softwares como o corretor ortográfico do Libre Office.

Atenção ao gênero textual proposto bem como ao público-alvo

O Revisor não deve se preocupar, apenas, com as regras formais de uso da Língua Portuguesa. E, sim, há outras regras em uso na Língua diferentes daquelas propostas pela gramática normativa. E elas não constituem “erro”. É preciso muito cuidado para compreender o que quero dizer nesta seção. Algumas regências são consideradas erradas ou informais demais para alguns gramáticos, mas elas fazem parte da língua falada, mais cotidiana. Textos de blogue, mais simples, geralmente, trazem essa linguagem, bem como diálogos em livros, em que o autor pretende representar a realidade como ela é, ou que determinada característica de um personagem seja marcada por uma linguagem bastante informal. Muito cuidado para não usar regras onde estas são inadequadas. Isso descaracteriza o texto. E é um erro grave de revisores. Dicas preciosas para Revisão de Textos

Coesão e coerência

Grosso modo, a coesão e coerência são responsáveis pela “lógica” do texto. A coerência está para o sentido, para a argumentação em si, para a organização das ideias. É preciso que o Revisor esteja atento para identificar incoerências em textos. Por exemplo, se o autor apresenta determinado personagem como vegetariano, ele deverá, necessariamente, manter essa característica ao longo da obra. A não ser que, por alguma razão apresentada ao leitor, ele coma carne. Não faz sentido, em um capítulo, dizer que um personagem é vegetariano e, em outro capítulo, repentinamente, dizer o contrário. Isso constitui uma incoerência, o que está para as nossas contradições como ser humano. Elas não devem ser levadas para o texto, inconsequentemente, a não ser que sejam utilizadas como algum recurso literário.A coesão está relacionada aos conectivos do texto, para que haja fluidez e, também, progressão textual. É preciso conferir o uso adequado de conectivos para que referências ao longo do texto sejam retomadas pelo leitor.

Quem deve revisar o texto

Revisores devem revisar textos. Devemos desconsiderar o senso comum que diz que se deve enviar o seu texto para a leitura de qualquer um. Se houver preocupação em relação à crítica geral do texto, a maioria dos leitores poderá ajudar, mas, em termos técnicos, é importante contratar serviço especializado de um Revisor de Textos, com formação na área. Dicas preciosas para Revisão de Textos

Questões de estilo

Altere estilo, apenas, se isso tiver sido negociado com o autor do texto. Alguns autores não gostam dessa intervenção. Eu ofereço um tipo de Revisão em que faço alterações de estilo. Na verdade, é preciso analisar, anteriormente, o texto a ser revisado para que não haja mal entendido. Um texto pode não ter muitos problemas ortográficos e gramaticais, mas estar completamente inadequado à linguagem de determinado gênero. Ás vezes, os autores nem sabem disso. Há muitos mitos em relação à Língua Portuguesa e especialmente em relação ao universo de Revisão de Textos.

Evite clichês

Eles são tão comuns na fala do brasileiro, mas empobrecem o texto. Sugiro, salvo exceção, que sejam evitados. Muitas vezes, eles são apresentados no texto de maneira a gerar variação de linguagem. É bastante comum que escritores apresentem, em um texto formal, por exemplo, termo  informal ou relacionado à linguagem falada no texto. Há oscilação no texto entre linguagem formal e informal. O revisor precisa se ater a essas questões e buscar uniformizar essas ocorrências de acordo com o gênero textual.

Share on Facebook