A impessoalidade é um dos princípios fundamentais da redação acadêmica, embora nem todo texto acadêmico deva ser escrito de maneira impessoal. Dependendo dos paradigmas de pesquisa, há textos escritos em primeira pessoa do singular “eu” (para considerar a voz do próprio pesquisador) e em primeira pessoa do plural “nós” (para revelar a pesquisa em nome de um grupo ou comunidade).
O que é impessoalidade?
A impessoalidade na escrita consiste em escrever de maneira que o foco esteja nas informações apresentadas, não na pessoa que as está transmitindo. Isso significa que o autor deve evitar o uso excessivo de pronomes pessoais como “eu”, “nós” e “meu” e, em vez disso, adotar uma abordagem com enfoque impessoal, em terceira pessoa, por exemplo.
Por que a impessoalidade é importante?
Objetividade: a impessoalidade promove a objetividade ao eliminar influências pessoais e emocionais do texto. Isso é crucial em contextos científicos, para apresentar resultados de pesquisa de forma justa e precisa. Entretanto, já se considera, atualmente, que o pesquisador, de alguma maneira, pode influenciar a pesquisa e, por outro lado, a pesquisa, também, pode influenciar o pesquisador. Além disso, há abordagens científicas, em várias áreas, tanto de saúde, quanto de humanas e exatas, que consideram a subjetividade na pesquisa. Mas isso não significa falta de critério ou que o pesquisador começará a misturar a sua vida com a pesquisa ou que não considerará princípios científicos básicos para desenvolver uma pesquisa.
Universalidade: textos impessoais são mais facilmente compreendidos por uma ampla audiência, independentemente de sua cultura, origem ou experiência. Isso torna a comunicação científica mais acessível e inclusiva.
Credibilidade: a impessoalidade ajuda a construir a credibilidade do autor e do trabalho. Quando os leitores percebem que o texto se concentra nas evidências e nos argumentos, em vez de nas opiniões pessoais, eles tendem a confiar mais na informação apresentada.
Como alcançar a impessoalidade?
Evite pronomes pessoais: reduza o uso de pronomes pessoais como “eu”, “nós” e “meu”. Em vez disso, opte por construções mais neutras, como “o autor” ou “este estudo”.
Use a voz passiva: a voz passiva é uma ferramenta útil para destacar a ação e não o agente, especialmente a voz passiva sintética. Por exemplo, em vez de “Eu considerei as seguintes etapas para a análise de dados”, você pode redigir “Consideraram-se as seguintes etapas para a análise de dados”.
Apresente fatos e evidências: concentre-se na apresentação de fatos, dados e evidências que respaldem seus argumentos. Isso enfatiza a objetividade do texto.
Evite opiniões pessoais: mantenha suas opiniões pessoais fora do texto acadêmico e científico. Se necessário, use uma seção específica, como a conclusão, para expressar suas conclusões e interpretações pessoais.
Cite fontes: sempre que você incorporar ideias de outros autores, cite as fontes adequadamente. Isso demonstra respeito pela contribuição de outros pesquisadores e evita a apropriação indevida de ideias.