Exercícios orações adverbiais

EXERCÍCIOS ORAÇÕES ADVERBIAIS

  1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:

    a) subordinativa causal;
    b) coordenativa aditiva;
    c) coordenativa conclusiva;
    d) subordinativa comparativa;
    e) conformativa.

    2. “O mais certo é não dirigir veículo sem carta de habilitação”, a oração sublinhada é reduzida de infinitivo com valor de subordinada:

    a) adverbial;
    b) coordenada:
    c) adjetiva;
    d) substantiva;
    e) reduzida.

    3. Qual dos períodos abaixo não apresenta oração substantiva?

    a) pensei estar bem informado;
    b) conclui estarmos enganados;
    c) prepara-te, para não decepcionares;
    d) Paulo era incapaz de cumprir a promessa;
    e) é proibido fumar.

    4. Assinale a opção em que a troca do termo extraído do trecho abaixo pela forma colocada entre parênteses implicaria sensível alteração de sentido:

    “Uma observação mais cuidadosa revela, porém (A), que Ciência e Tecnologia não se comportam como (B) mercadorias, mas (C) como bens culturais: é por isso, talvez, que toda tentativa de transferência de tecnologia fracassa e resulta no (D) que não passa de alguma (E) forma efêmera de prestação de serviço.”

    a) “porém” / (portanto);
    b) “como” / (do mesmo modo que);
    c) “mas” / (e sim);
    d) “no” / (naquilo);
    e) “alguma” / (uma).

    5. Numa das frases abaixo, não se encontra exemplo da conjunção anunciada. Assinale-a:

    a) subordinativa concessiva -” Conquanto estivesse cansado, concordou em prosseguir”;
    b) subordinativa condicional – “Digam o que quiserem contanto que não me ofendam”;
    c) subordinativa temporal – “mal anoiteceu, iniciou-se a festa com grande entusiasmo” ;
    d) subordinativa final – “saiu sem que ninguém percebesse”;
    e) subordinativa causal – “como estou doente, não comparecerei”.

    6. “O destino do réu depende do juiz. O processo está com o juiz”. Utilizando-se um só período para reconstruir o que está sendo afirmado, teremos:

    a) o processo está com o juiz, embora o réu dependa do seu destino;
    b) o processo está com o juiz, de quem depende o destino do réu;
    c) o processo está com o juiz, cujo réu depende do seu destino;
    d) o processo está com o juiz, a quem depende o destino do réu;
    e) o processo está com o juiz, que dependa o destino do réu.

    7. Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”:

    a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido;
    b) quanto mais estuda, menos aprende;
    c) tenho tudo quanto quero;
    d) sabia a lição tão bem como eu;
    e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

    8.No período – “Torna-se, portanto, imperativa uma revisão conceitual do modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico de modo a levar em conta o fator cultural como dominante”– a oração grifada traduz:

    a) concessão;
    b) conseqüência;
    c) comparação;
    d) condição;
    e) proporção.

    9. Assinale a opção em que as orações do período enunciado se relacionam por coordenação e subordinação e não apenas por coordenação:

    a) no aconchego / do claustro, na paciência e no sossego / trabalha e teima, e lima, e sofre, e
    sua;
    b) os camelôs ensinam nas ruas os mitos heróicos da meninice e dão aos homens que passam
    uma lição de infância;
    c) entre os camelôs das ruas, uns falam pelos cotovelos e outros, coitados, têm a língua atada;
    d) os camelôs vendem canetinhas-tinteiro por quase nada, mas elas jamais escrevem coisa alguma;
    e) o camelô dos brinquedos de tostão oferece balõezinhos de cor, mostra bonequinhos jogadores
    de box, exibe no chão da calçada pererecas verdes.

    10. Assinale o item com oração sub. adjetiva explicativa:

    a) nem tudo que reluz é ouro;
    b) O aluno que estuda é aprovado;
    c) meu irmão, que mora em Petrópolis, está doente;
    d) meu irmão que mora em Petrópolis está doente;
    e) os cachorros que latem não mordem.

    11. Assinale a oração em que a substituição da expressão grifada altera sensivelmente o sentido do enunciado:

    a) “em lugar denos conduzirem a desejável autonomia.” / em vez de;
    b) “eliminando, assim, seus talentos de processo…” / com isso;
    c) “embora muitos estudiosos defendam que a característica…” / conquanto;
    d) “pois toda preocupação intelectual do homem não deixa de ser… “ / logo;
    e) “no entanto, por causa da situação de dependência cultural … “ / todavia.

    12.No período – “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
    Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:

    a) quanto mais leio este autor menos o entendo;
    b) choveu tanto, que não pudemos sair;
    c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
    d) quanto menos vontade, mais negligência;
    e) quanto mais se lê, mais se aprende.

    13.No trecho – “A lua deitava-se pelo mundo. Era um mar de leite por cima das coisas” -, o segundo período estabelece com o primeiro uma relação de:

    a) contraste;
    b) comparação;
    c) condição;
    d) explicação;
    e) conclusão.

    14.No trecho – “Poeta primitivo, canta a natureza na mesma linguagem da natureza” – a expressão grifada corresponde a:

    a) mesmo sendo poeta primitivo;
    b) até sendo poeta primitivo;
    c) além de ser poeta primitivo;
    d) antes de ser poeta primitivo;
    e) por ser poeta primitivo.

    15.Passada a tempestade, recolheu as velas”, a oração grifada é reduzida do particípio com valor de:

    a) adverbial temporal;
    b) adverbial condicional;
    c) substantiva apositiva;
    d) substantiva predicativa;
    e) adverbial causal.

    16. “Choveu, portanto haverá boas colheitas”. Em qual das orações abaixo, a conjunção tem o mesmo valor do exemplo acima?

    a) saiu, logo que ela entrou;
    b) apressa-te, pois o tempo é pouco;
    c) vives mentindo; logo, não mereces fé:
    d) leve-lhe flores, pois ela aniversaria amanhã;
    e) não veio, que estava indisposto.

    17. “Estudando sem método, seremos reprovados.”,é oração reduzida de gerúndio, com valor de subordinada:

    a) final;
    b) concessiva:
    c) consecutiva;
    d) condicional;
    e) conformativa.

    18.
    01. Todos os períodos são compostos por subordinação EXCETO:

    a) não se preocupe que logo a trarei;
    b) dei-lhe sinal que saísse logo;
    c) todos sabem que o homem é mortal;
    d) ele afirmou que não a vira;
    e) é tão feio que assusta.

    02. A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em:

    a) “se Madalena me visse assim, com certeza me achava extraordinariamente feio.” (oração subordinada adverbial condicional)
    b) “levanto-me, procuro uma vela, que a luz vai apagar-se”; (oração coordenada sindética explicativa)
    c) “de longe em longe sento-me fatigado e escrevo uma linha”; (oração coordenada sindética aditiva)
    d) “e falando assim, compreendo que perco o tempo”; (oração subordinada substantiva objetiva direta) .
    e) “foi este o modo de vida que me inutilizou.” (oração subordinada substantiva predicativa)

    19.No seguinte grupo de orações sublinhadas:

    1) é bom que você venha;
    2) não esqueças que és fiel;

    Temos orações subordinadas respectivamente:

    a) objetiva direta, subjetiva:
    b) subjetiva, objetiva direta:
    c) objetiva direta, adverbial temporal:
    d) subjetiva, predicativa:
    e) predicativa, objetiva direta.

    20. Assinale a construção que pode substituir, sem provocar alteração fundamental de sentido, o tempo grifado em “e viu a esperança balançando.”

    a) que balançou;
    b) que teria balançado;
    c) que havia de balançar;
    d) que tinha balançado;
    e) que balançava.

GABARITO

1. B
2. D
3. C
4. A
5. D
6. B
7. D
8. B
9. B
10. C
11. E
12. B
13. D
14. E
15. A
16. C
17. D
18. 1.A/2.E
19. B
20. E

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