Como elaborar um esquema?

Como elaborar um esquema?

O esquema é uma ferramenta de estudo muito eficaz. O importante na elaboração de um esquema é que ele deve ser lógico e auxiliar o processo de organização do pensamento. A diferença entre um esquema e um resumo é simples: um resumo é mais desenvolvido do que um esquema. O esquema funciona como um “esqueleto” das ideias de um texto ou de um projeto. O esquema geralmente é apresentado por meio de símbolos, chaves, colchetes, retângulos… Escolha a forma gráfica para fazer o seu esquema. Atenção, no entanto, à sequência lógica de tópicos que compõem o conteúdo de um texto de acordo com os aspectos de progressão textual e de estruturação de parágrafos. É claro que um texto mal estruturado será difícil ou inviável de ser esquematizado.

Esquema

Disponível em: http://eb23cmat.prof2000.pt/sala/fazer/fazesquemas.html

Um esquema muito comum é o de subordinação. Nesse caso, a sequência lógica das ideias do texto são enumeradas.

Por exemplo:

O Brasil, embora esteja entre os sete países mais ricos do mundo, é um país de grande desigualdade socioeconômica. Essa situação ocorre devido a três fatores: X, y e Z.
(Eu inventei esse trecho para exemplificar)

Um esquema desse fragmento poderia ser expresso da seguinte maneira:

1. Brasil: País de grande desigualdade ou Brasil: Grande economia versus Grande desigualdade
1.1 Grande desigualdade –> X,Y e Z

É óbvio que o item 1 refere-se à grande desigualdade econômica no Brasil. X,y e z são enumerados como 1.1, pois justificam o item 1, ou seja: Brasil: país de grande desigualdade.

O esquema é muito utilizado em slides. Ele representa as informações-chave de um texto, a sua organização lógica depende da complexidade e do nível de profundidade de cada ideia. Um texto muito longo deve ser resumido e esquematizado ao mesmo tempo, desde que o “resumo” não comprometa o objetivo do esquema. Por exemplo, se o seu objetivo é tirar 10 em uma prova, eu sugiro que você faça um resumo dos textos a serem lidos e, posteriormente, um esquema (isso vai depender da maneira que o conteúdo será cobrado, há casos em que a imprevisibilidade de um exame gera a necessidade de produção de um esquema mais elaborado). Se o seu objetivo é ler um texto para apresentar uma palestra ou um trabalho, você pode resumir o texto e depois esquematizá-lo, ou fazer esse processo simultaneamente.

Cada esquema depende da finalidade de estudo. O interessante é utilizar palavras-chave em um esquema e escrever o mínimo possível. As palavras-chave devem estimular o desenvolvimento de um determinado conteúdo. Não faça slides ou esquemas com muitas informações. Quando um esquema tem muitas informações, ele perde a sua finalidade e torna-se um resumo. No caso de técnicas de estudo, o resumo é anterior à elaboração de um esquema. Isso porque é necessário que se desenvolvam anteriormente os tópicos de um esquema para, por meio da leitura básica do esqueleto de uma ideia, desenvolvê-los posteriormente. A não ser que você tenha muita facilidade em relação a um conteúdo e consiga, após poucas leituras, esquematizá-lo sem resumi-lo.

É importante observar os conectivos lógicos em um texto ao esquematizá-lo, especialmente as conjunções coordenadas ou subordinadas. No caso do fragmento supracitado, o conectivo “embora” é essencial para que se compreenda o contraste
brasileiro: país rico versus país de grande desigualdade.

Faça esquemas de cada uma das principais ideias de um texto. Atenha-se, em seu esquema, às palavras-chaves do texto original e às informações transmitidas pelo autor. Cuidado com digressões. É muito comum, ao lermos um texto, fazermos associações do que lemos às nossas experiências de vida ou leituras anteriores. Isso pode fazer com que sejam adicionadas informações a um texto que não estejam lá. No entanto, embora isso seja proveitoso, pode comprometer o seu resumo ou esquema. E é importante deixar claro, caso se faça algum julgamento de alguma leitura, o seu posicionamento, explicitando-o para que ele não surja em seu esquema como ideia do autor.

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Como ser mais produtivo?

O mundo hoje tem exigido que as pessoas sejam capazes de realizar muitas tarefas. É preciso saber falar várias línguas, ser especialista, saber associar o conhecimento de terminada área a outras, ter intelgência emocional, ser adminsitrador, e, no caso do Brasil, ainda ser cordial para conseguir cativar as pessoas. Mesmo assim, às vezes parece que isso não é suficiente.

A seguir exponho algumas reflexões sobre o que nos move a produzir mais:
1. quanto mais você se dispõe a produzir, mais você produz. Pode parecer meio óbvio, mas a produção depende do quanto você se dispõe aproduzir. E isso não se refere, necessariamente, à quantidade. No início, se você produz pouco, trabalhe com isso, e verá que, com o tempo, aproveitará o que você tem e, com mais um empurrãozinho, irá mais além. É aquela questão do Input + 1, você tem um insumo e precisa de um adicional (que seria resultado de sua motivação) para produzir e chegar mais longe.
2. tenha consciência de que você precisa produzir para sobreviver. Seja um pouco ganancioso para também reconhecer o valor que o trabalho tem, especialmente o seu.
3. acredite em você. Acreditar em si mesmo é fundamental para qualquer processo de produção. Mesmo que você erre, persista, a prática e a repetição poderá levá-lo ao sucesso.
4. saiba lidar com as suas frustrações e erros. Assuma as suas falhas para saber até onde você vai e, dessa maneira, poder comprender melhor o que é preciso para chegar mais longe.
5. pressione-se, cobre mais de você. Esse aspecto refere-se à sua motivação. Quando alguém quer muito algo, poderá ser capaz de muitas coisas para obter o que quer. Senão há cobrança, poderá até existir motivação, mas isso não implicará resultados.
6. saiba administrar o seu tempo. Ás vezes, uma coisa não está sendo feita, porque você tem de realizar outras coisas. Como o dia possui apenas 24 horas, é preciso organizar melhor e tempo e saber priorizar os seus objetivos. Cuidado para não querer “abraçar o mundo com as mãos”. Não pense que, repentinamente, conseguirá tudo o que quer e produzirá bastante. Produzir é um processo e exige tempo e dedicação.
7. reconheça o que você tem conseguido produzir. Mesmo que não tenha produzido tudo o que gostaria, reconheça o que produziu para compreender a produção como um processo. Cuidado para, também, não viver na idealização perpétua, achando que não conseguiu fazer nada e que não atingiu objetivo algum, querendo sempre mais e mais.

 

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