LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL
Qual é a diferença?
Primeiramente, é preciso esclarecer que uma língua constitui uma especificidade antrópica de linguagem. Nesse sentido, é possível pensar língua não somente como “combinação” simplória de palavras/frases/orações que geram sentido nas interações cotidianas. A língua como instrumento de comunicação e de organização do pensamento constitui-se de elementos verbais e não verbais.
A linguagem verbal refere-se à fala e à escrita, está para os aspectos gramaticais, vocabulares, para o nível do texto e da oralidade.
A linguagem não verbal refere-se a elementos como cores, expressões faciais, gestos que também compõem o processo de interação.
Obviamente, não é possível pensar em língua somente nessa “polarização” entre o verbal e o não verbal. Mesmo uma página de um livro que não tenha imagens compõe-se de elementos não verbais, como é o caso dos destaques em negrito, marcações de parágrafos, itálicos, entre outros.
Infelizmente a escola ainda faz essa diferenciação e solicita que alunos resolvam exercícios estruturalistas sobre diferenciação de linguagem verbal e não verbal, como se um texto, mesmo sem imagens, fosse monomodal (grosso modo, limitado, apenas, a aspectos verbais). Por exemplo, se ignorarmos, em relação a este post, a imagem logo “Critério Revisão”, podemos pensá-lo sim em seus aspectos não verbais, mesmo que pareça que ele compõe-se, somente, com base em aspectos verbais, em relação às palavras e ao texto em si, pois a própria marcação de parágrafo, o título em caixa alta são marcações não verbais, que se alinham ao plano visual e organizacional da projeção do texto na página (como ocorre em relação à diagramação de um livro).