O que é substantivo?
Pessoal, os substantivos, de acordo com a gramática normativa, referem-se a uma das ditas classes gramaticais. E o que seria uma classe gramatical? Toda língua perpassa os níveis: semânticos, sintático, lexical, interacional… No nível gramatical, situa-se o nível lexical, o nível das palavras. Quando uma pessoa fala/escreve há uma série de “fases” que perpassa o sentido da comunicação, desde um simples fonema falado, que se articula a outros, formando “palavras” até o nível das orações que articulam-se às interações e ao contexto comunicativo.
Os substantivos são, pois, uma dessas unidades lexicais. Geralmente, quando as crianças aprendem a falar, elas dizem, primeiramente, um substantivo, pois estes nomeiam as coisas do mundo e seria praticamente impossível dizer qualquer coisa sem que fosse possível referir-se a elas por um nome, certo?
São exemplos de substantivos: casa, pé, mão, cadeira, boca, tinta, céu, nariz, cadeira, parede… Perceba que eles referem-se ao nome das coisas, podendo ser concretos ou abstratos, simples ou compostos, epiceno, comum de dois gêneros…
Vale ressalta que os substantivos concretos não são aqueles “materializados” como muitos pensam. Bruxa, Deus (entidade) por exemplo é.substantivo concreto e não abstrato. Para compreender o conceito de substantivo abstrato (estados ou qualidade), pense em algo que necessita da existência de alguém como amor, fome, sede, saudade. Ignore compreender esses conceitos ao pé da letra, pois isso não ajudará.