A forma comum de separar a fala de um personagem do narrador em um livro é por meio do uso de travessão, aspas ou quebra de parágrafo. O uso de travessão é uma maneira aceita, e mais utilizada. No entanto, a escolha entre travessão e aspas pode variar de acordo com as convenções do estilo editorial ou preferências do autor. Uso de travessão para separação de falas em livros
No trecho a seguir, apresento uma sugestão para indicar a fala do personagem, relativa ao uso do travessão para textos literários.
― As palavras, às vezes, são como pássaros livres voando pelo papel… ― Murmurou Sofia, enquanto relia trechos do antigo diário de sua avó.
― Sim, cada página traz consigo um mundo inteiro de lembranças e mistérios. ― Comentou Thomas, olhando para o livro antigo com admiração.
Além disso, existem outros recursos que podem ser materializados no texto para marcar algum aspecto da interação. Por exemplo, se, no trecho anterior, Sofia estivesse lendo o diário de sua avó, em vez de comentar algo com Thomas, a leitura dela, além do travessão, poderia ser marcada com o uso de aspas, para segmentar uma fala dentro de outra.
Há outras possibilidades de organização de falas em um livro, além da proposta anterior. Mas é preciso uniformizá-las e não utilizar um mesmo destaque, indiscriminadamente, para marcar outros “efeitos”. Por exemplo, se você utilizou aspas para marcar fala dentro de uma fala na narrativa de seu livro, não deve utilizar esse destaque para grafar um termo em língua estrangeira.
Uso de travessão para separação de falas em livros