Belfast, Irlanda do Norte

centro

Galera, esse país é espetacular! De todos os países da Europa que estive, este foi um dos meus favoritos. Os Irlandeses são um povo muito interessante e eles usam umas roupas muito estilosas. Eu até aderi à moda e comprei uma calça skinny estilo meio punk. Na verdade, em todas as lojas que entrei, dificilmente, encontrei uma calça que não fosse skinny, parece que é a preferência nacional.

Belfast1

A moeda da Irlanda do Norte é a Libra Esterlina e, embora esta seja bastante valorizada, o preço de alimentação, hotéis, roupas, passeios e tudo o mais é barato (não acreditei rsrs). Comprei roupas boas pelo mesmo preço que no Brasil. Encontrei calças na promoção a partir de 25 reais O.o. Comprei uns casacos lindos por 30 reais. E os estilos das roupas são muito diferentes do que estamos acostumados. Eu achei muito ousado o estilo das vestimentas deles.

church3

Eu fui muito bem atendido em todos os lugares por onde passei: restaurantes, lojas, cafés, hotéis, pelos motoristas de ônibus. As pessoas foram muito receptivas. E eu tive muito medo de não serem em virtude dos conflitos políticos e religiosos que constantemente acontecem por lá. Cheguei em um sábado e, no domingo, quando olhei ao meu redor, pensei estar em um cenário de guerra. No centro da cidade, havia “tanques” de guerra por todos os lados limitando o acesso a algumas ruas, helicópteros, repórteres e policiais por todas as partes. Um espanhol que morava lá há mais de 20 anos me disse que o motivo para tudo isso devia-se a uma marcha religiosa O.o

DSC_0071

churchcenter

Essa região é a prova viva de que o fundamentalismo religioso não é apenas característica dos países do oriente médio, constitui no ocidente uma das mais expressivas manifestações fundamentalistas religiosas. No passado, houve muitos conflitos em Belfast, a cidade foi bombardeada várias vezes por grupos políticos envolvidos em questões religiosas, muitas pessoas foram mortas. Basicamente, a própria cidade é dividida entre protestantes e católicos. Há uma infinidade de igrejas por todos os lados e bairros que são, predominantemente, católicos ou protestantes.

IMG_0231 (2)

IMG_0246

Os protestantes se dizem britânicos e os católicos, irlandeses. Mas a questão da identidade por lá é muito mais complexa do que isso. Vale ressaltar que a irlanda do Norte faz parte do Reino Unido e é comandada pela Rainha, o que reflete a maior influência protestante por lá, que se dizem mais “britânicos”. É como o ganhador do nobel da paz de lá, primeiro ministro David Trimble, disse: “lugar frio para católicos”.

IMG_0261

IMG_0263

Ah, detalhe, não me perguntaram se sou católico, e não fui agredido por nenhum bêbado na rua por isso (na verdade, achei a cidade bastante segura e o povo de lá bastante receptivo com os turistas). Na verdade, muita coisa mudou nas últimas décadas em relação a esses conflitos e a cidade está mais receptiva aos turistas, embora a consciência deles, segundo o que ouvi e pecebi, continue a mesma. Por isso, o que deveria ser uma marcha parece um cenário de guerra, ainda hoje.

IMG_0279

Belfast é um lugar tão bonito, nem vale a pena ficar comentando esses fatos, a não ser por uma questão história de conhecimento. Foi um pouco lamentável procurar o centro da cidade e deparar-me com policiais, tanques, helicópteros e ser impedido de passar por determinadas ruas (tenso :O).

IMG_0265

Eles têm o maior orgulho por serem a cidade de onde saiu o Titanic (eu não quis conhecer parque, museu do Titanic etc. Às vezes, fico saturado desses programas de turistas :S. Preferi ficar andando pela rua…). Irlandeses adoram contar uma história e são muitas, preparem-se rsrs (o problema é a velocidade que eles falam e o sotaque, difícil para quem está acostumado com o inglês americano). Toda hora eu dizia: “Could u speak slowly please, I didn’t understand… kkk).

IMG_0293

Para ir do aeroporto ao centro, guardem cerca de 5 libras de ônibus. Os ônibus são lindos, enormes e funcionam, somente, até as 22 horas. Os ônibus custam por volta de 2 libras. Depois desse horário, você terá de pagar um táxi. Do centro ao aeroporto, um táxi custa por volta de 20 libras, ou seja, cerca de 100 reais. Em relação ao valor dos táxis na Islândia e Suiça, achei o preço bom.

Jpeg

Jpeg

Cuidado com algumas áreas à noite. Não pense estar na Suiça ou na Islândia. Os próprios nativos disseram-me que eu deveria me preocupar em algumas áreas, mas como em qualquer outro lugar do Mundo.
Encontrei muitos indianos e árabes por lá.

IMG_0295

O centro da cidade tem tantas lojas e é tão lindo e diferente que é preciso de mais de 2 dias para visitá-lo. A arquitetura da cidade é fasciante. As casas, as igrejas, o estilo das pessoas se vestirem, nossa! Eles são muito diferentes de nós brasileiros.

IMG_0275 (2)

Viajei no início de agosto, choveu durante toda a minha estadia, sem parar. E a chuva estava muito fina. Os Irlandeses andavam na chuva, muitos sem guarda-chuva, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Acho que eles já estão acostumado com isso.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *