Deserto de Atacama

No dia seguinte, com os lábios secos e rachados, tomei banho e sai às 6 e 40 para a única rua (rsrs) que havia na cidade: calle Caracolles. No caminho, me perdi (rsrsrs) e não consegui encontrar a agência de turismo.

Voltei para o hotel e pedi que a recepcionista de lá entrasse em contato com a agência. Ela me disse que eles haviam acabado de passar no hotel para me buscar e que voltariam em 5 minutos.

saltdesertss

demais

haderstore

Compre produtos e guias para as suas viagens na minha loja virtual.

salaratacamaNa verdade, enquanto eu tentava encontrar a agência pela rua, o guia passou por mim em uma van duas vezes. E era exatamente o mesmo automóvel que foi utilizado em minha excursão no dia anterior. Por minha sorte, eles não tinham seguido viagem.

O segundo dia de passeio pelo deserto incluiu pela manhã a laguna Chaxa, região do salar do Atacama. dfdfdfd3O guia deu muitas informações nesse dia sobre como se forma um salar. Segundo ele, são necessárias três condições básicas para que um salar se forme: 1 – estar rodeado vulcões, 2- clima árido e 3- radiação solar.

O primeiro caso refere-se à chegada dos sedimentos que, grosso modo, formarão o sal. Além disso, a inclinação das montanhas funciona como um ponto de escoamento desses sedimentos.

Deserto de Atacama

Não fui muito afetado pela altitude dos lugares que passei. Caminhei devagar, comi comidas leves e bebia bastante água.

Na verdade, eu peguei um ônibus de Santiago até San Pedro do Atacama, foram mais de 24 horas de viagem. Acredito que isso me ajudou em relação ao mal de altitude.

Eu não cheguei, simplesmente, em San Pedro depois de longas horas em um avião.

Salar de Atacama

Laguna

IMG_2921

O deserto de sal do Atacama é o terceiro maior do mundo. É tão incrível a visão dessas paisagens, às vezes pensei estar em outros planetas. Confesso que não é fácil chegar a esses lugares.

Piedras rojas

LINDA33As viagens foram penosas e os passeios pelo deserto não foram baratos. Viajarei por todo o Chile, de norte a sul, mas a minha viagem no deserto deve ter consumido a maior parcela de meu orçamento para viajar.

lindsssa

Há vários flamingos nessas lagoas. Fiquei impressionado com a coloração rosada de suas penas. Eles possuem essa coloração devido à presença de betacaroteno de crustáceos ingeridos por essas regiões.

Como há muito o que se ver no deserto, para aqueles que não têm muito tempo, não recomendo os passeios em todas as lagunas, porque embora elas sejam muito bonitas, há outros cenários para serem vistos por lá.

Se há pouco tempo de viagem, aproveite outros cenários como geiseres, águas termais e vale de La Luna.

Share on Facebook

3 ideias sobre “Deserto de Atacama

  1. Pingback: Laguna Chaxa, Piedras Rojas, Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas | Me. Anderson Hander

    • Oi Marceli. Realmente, o lugar é muito bonito. E não é preciso de muito esforço para tirar boas fotos… Fiz todos os passeios no Deserto de Atacama pela MAXIM EXPERIENCE (maximexperience@hotmail.com). Eles foram ótimos! Uma das guias, uma francesa, deixou a viagem mais agradável ainda. Eu recomendo essa empresa, inclusive, porque, antes de viajar, fiz uma longaaaa pesquisa (devo ter pesquisado mais de 10 agências, mandado e-mails, li vários outros relatos…).
      Sugiro que você escolha muito precisamente os passeios pelo deserto, pois alguns dias de tour acabam “se repetindo”, os cenários são fantásticos, mas quatro dias vendo lagoas, por exemplo, tornam a viagem cansativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *