Santiago – dia 3

1311858008847

Estou no terceiro dia de viagem. Ontem, pela tarde, comprei todo o itinerário que farei nestes próximos 15 dias no Chile:

1 – Sairei dia 27, às 9 e 30 de Santiago para San Pedro de Atacama. Chegarei lá, no dia seguinte, às 9 e 30, senão me engano, para iniciar o primeiro passeio pelo deserto às 10 horas (imediatamente após a minha chegada, com malas e tudo rsrs. Isso pela falta de tempo). Ficarei hospedado em umas cabanas. Contratei os serviços de uma empresa de turismo chamada MAXIM EXPERIENCE para conhecer o deserto do Atacama por 04 dias. Também contratei, os serviços de uma empresa turística boliviana para finalmente conhecer as lagunas verde e colorada próximas ao deserto de sal. Tive de fazer escolhas, pois há muito o que se ver no deserto, o ideal seria permanecer lá por uma semana, mas como eu decidi conhecer o Chile de norte a sul…

2 – Sairei dia 31 de dezembro de San Pedro às 14 e 51. Chegarei às 20 horas em Antofagasta, onde passarei o ano novo, em um apartamento alugado na beira da praia, próximo a La Portada. Há duas grandes atrações em Antofagasta: La Portada e a mão do deserto. A cidade de Antofagasta, pareceu-me bastante interessante. Na verdade, se eu tivesse de escolher entre Viñas del Mar e Antofagasta, pelo que pesquisei e pelo que vi em fotos e vídeos, iria, com certeza, para Antofagasta.

3 – Dia 01 sairei de Antofagasta às 12:00 para Caldera. Chegarei à noite lá. A vegetação da cidade parece muito bonita. A cidade localiza-se ainda no deserto do Atacama e encerra a sua formosura de frente para o oceâno pacífico, onde há (dizem) as melhores praias do Chile. E a água lá não é tão fria como em outras praias chilenas (dizem, vamos ver). O local mais bonito, pelo que pesquisei, é a Bahia Inglesa, águas cristalinas em tons azuis. Talvez seja um exagero dizer isso, mas pelo que vi em fotos e propagandas, poderia fazer uma comparação entre o mediterrâneo e essa parte da américa, vamos ver se essa minha impressão será confirmada pela minha experiência.

4 – Sairei de Caldera para Santiago dia 02 às 21 horas.

5 – Sairei no dia 03 de janeiro para Puerto Montt às 17 e 15 (chegarei lá pela manhã no dia 04, às 6 e 45).

6 – Sairei no dia 04 de Janeiro de avião para Punta Arenas. Em Punta Arenas, conhecerei a Isla de pinguins Magdalena. Além disso, pretendo conhecer os paredões de gelo que circulam esse pedaço chileno.

6.1 No mesmo dia, irei para Puerto Natales, onde ficarei dois dias. Lá farei o passeio torres del paine.

7 – Voltarei para Punta Arenas, ficarei lá um dia.

6 – Sairei às 20 e 40 de Puerto Montt no dia 08 de janeiro direto para Viña del Mar/Valparaiso.

7 Voltarei para o Brasil no dia 10 de janeiro.

 Uma dica para quem está indo ao deserto é: reserve os bilhetes de ônibus dias antes da viagem.  É possível comprar pela TOUR BUS quase todos os passeios de ônibus no Chile, de norte a sul…

Todos os itinerários acima para uma pessoa custam em torno de 645,00 reais. O interessante disso é a economia com hotéis. Eu dormirei provavelmente uns 4 dias em ônibus. Algumas viagens chegam a durar 24 horas (de Santiago a San Pedro de Atacama).

Gostei muito das empresas turísticas que me levarão para conhecer os principais pontos do deserto do Atacama. Elas prepararam roteiros personalizados de acordo com as minhas necessidades. Os passeios escolhidos incluem:

DÍA 1: 28 dic. (Salida: de ser posible, todavía por la mañana) VALLE DE LA LUNA y OJOS DEL SALAR Y LAGUNA SALAR
DÍA 2: 29 dic. LAGUNAS, SALARES ALTIPLÁNICOS Y PIEDRAS ROJAS

DIA 30: Laguna verde, Laguna Colorada na Bolívia, geiseres e deserto de Dali.

 Preciso me preparar para essa viagem, hoje, dia 26 de janeiro, conheci o centro da cidade de Santiago. Andei de metrô… Fiquei comparando o sistema do metroviário do Chile com o de Brasília. Achei interessante as mesmas mensagens padronizadas relacionadas à segurança, saúde e cidadania. As mensagens do Metrô do Chile, no entanto, são menos diretas do que as mensagens do METRÔ-DF. Os valores variam conforme o horário. 

Achei o centro de Santiago bastante organizado. Fui ao que eles chamaram de o maior shopping da América do Sul.

costanera center 3

Tive minhas dúvidas se realmente era o MAIOR. Havia uma torre gigantesca como parte do shopping, mas na verdade era um estabelecimento de serviços comerciais. Achei a cidade organizada e com boas opções de restaurantes. Não vi muitas opções de espaços públicos para lazer como encontrei em Buenos Aires. Após o passeio, voltei para o hotel, almocei e decidi descansar para guardar as energias para a grande viagem que me espera.

Share on Facebook

Uma ideia sobre “Santiago – dia 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *