Citação de fonte sem autoria conforme ABNT

Citação de fonte sem autoria conforme ABNT

Outro dia um cliente me perguntou como fazer citação de uma obra cujo autor é desconhecido. Compartilho com vocês a explicação.

Primeiramente, acredito que esse tipo de fonte deve ser evitada em textos acadêmicos. É preciso buscar autores clássicos e contemporâneos na própria área de investigação. Há tanto material produzido, por que procurar material sem autoria diante de outras opções?


Prezado cliente, 
 

No corpo do texto (citação)

Arespeito de documento sem autoria conhecida, de publicação periódica referenciada no todo ou dos casos em que a norma recomenda a entrada da referência pelo título, a citação é feita usando-se a primeira palavra do título, em letras maiúsculas, seguida de reticências e data entre parênteses; EXEMPLO Conforme análise feita em CONSERVACIONISTAS… (1980) os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha. No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos, segundo o BULLETIN… (1974).  

Nas referências bibliográficas

  Inicia-se pela primeira palavra do título, em caixa alta (todas as letras maiúsculas). EXPERIÊNCIAS de química: técnicas e conceitos. São Paulo: Moderna, 1982. 241p. 
A NBR 6032 traz essa norma. Além disso, você pode consultar o manual de formatação da Júnia Lessa e outros autores, da Universidade Federal de Minas Gerais (é um excelente manual que explica as normas da ABNT. Eu tenho ele impresso e há uma versão online na internet (você pode acompanhar como elas explicam essa norma, p. 137):
Acho que você, também, pode explicar em nota de rodapé, para deixar mais claro o que você quer dizer, e se referir à carta de Caminha, mas deve seguir o que a norma diz para citação e referência ao final, no caso de fonte sem autoria. Entendeu?
Saudações.
Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *