A Revisão como exercício de pensamento crítico e social
A revisão de textos é uma atividade fundamental para o processo de escrita, e visa aprimorar a qualidade e a clareza de produções textuais. Tradicionalmente, compreendia-se a revisão como uma etapa subsequente à produção escrita, cujo principal objetivo limitava-se à correção de inadequações ortográficas, gramaticais (em relação à linguagem formal). No entanto, contemporaneamente, questiona-se essa concepção limitada, e compreende-se a revisão de maneira mais ampla e reflexiva.
Não deve ser encarada, portanto, como uma etapa linear e isolada, mas sim como uma atividade recursiva, que pode ocorrer em qualquer momento do processo de escrita. Essa abordagem reconhece a complexidade da Revisão e destaca a importância de considerar diferentes aspectos do texto, além de, apenas, a dita (e superficial) “correção de português”, em que o autor espera uma redenção absoluta de seus erros no Revisor. Nesse sentido,
Destaco a revisão como uma atividade reflexiva, que envolve o exercício do pensamento crítico e a busca pela redução de inconsistências e ambiguidades no texto. Muito além de uma busca pelos ditos “erros”, a revisão contempla a análise da estrutura, coerência e coesão do texto. E constitui, também, um compromisso entre Revisor e autor, além de responsabilidade social em relação ao próprio ato de pensar, o que não me surpreende ver tantos “revizores” por aí… Primeiramente,
Constitui, portanto, um momento privilegiado para tornar consciente a alienação do mundo, especialmente evidenciada por meio da língua, do texto, e das escolhas infelizes. Ao receber um texto revisado, o autor confronta-se com as construções que elaborou, e pode tomar consciência e refletir sobre suas próprias ideias. Portanto,
Essa reflexão implica uma análise crítica das próprias concepções e influências externas que moldaram sua linguagem. Dessa forma, contempla um ato de questionamento, em que o autor confronta-se com suas próprias representações, e com a interação entre sua subjetividade e o mundo que o envolve. Assim,
A Revisão também consiste em um processo dinâmico e interativo, seja com o autor; seja com os possíveis leitores do texto. Nesse contexto, considera-se a importância da empatia e da adoção da perspectiva do outro durante o processo de Revisão, que também é exercício da alteridade, afinal, o autor não escreve para ele mesmo, e cada gênero textual é um texto em um contexto. O retorno ao texto por meio da Revisão