Memórias de um Professor: o que é critica

Memórias de um Professor: o que é critica

Trecho de e-mail enviado aos meus alunos do Ensino Médio, no período em que ainda lecionava. Saudades!

O que eu quero dizer com “ser crítico”?

Pessoal, quando digo a vocês para serem mais críticos ou que eu exijo um posicionamento textual de vocês mais crítico, não refiro-me ao significado de crítico como o clichê presente em relação a pessoas que “apenas criticam”. Criticar de maneira destrutiva os outros não significa diretamente”ser crítico”.

 O texto não está pronto e apenas no papel, intacto e imutável. Cada um de vocês dialoga com um texto de acordo com outros textos lidos. Cada texto lido pode ser relacionado à realidade de vocês ou de outras pessoas. Um posicionamento consciente diante do mundo em relação a leituras prévias, discursos de outras pessoas e experiências vividas permite, de alguma maneira, a crítica.

Mas aqui ela deixa de ser crítica quando uma pessoa não se posiciona sobre esses textos, sobre o mundo ou sobre si mesmo, quando essa pessoa perde-se em clichês, ou na falta de reflexão, quando ela é vencida pela passividade e é incapaz de refutar outras críticas ou quando ele perde-se na irracionalidade, não há crítica.

_________________________________________________________________________

Quer aprender mais sobre Língua Portuguesa? Consulte, também, o meu outro site: www.andersonhander.wordpress.com
Conheça, também, o nosso perfil no Instagram: @escrevereviver.

#Memórias de um Professor: o que é critica

Share on Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *