A sétima edição da APA (American Psychological Association) inclui um guia de verbos que tem como objetivo auxiliar os autores a escolherem a forma correta de expressar suas ideias em trabalhos acadêmicos. O guia enfatiza a importância de usar uma linguagem clara, concisa e precisa, que transmita com exatidão o significado pretendido. Abaixo estão algumas das principais orientações do guia de verbos da APA: portanto,
-
Use verbos no tempo presente para descrever eventos que ocorrem atualmente ou que ocorrem com frequência. Use o tempo passado para descrever eventos que ocorreram no passado. Assim
Exemplo: “O estudo mostra que a exposição a longo prazo a altos níveis de ruído pode levar a problemas de audição” (tempo presente); “O estudo descobriu que a exposição a longo prazo a altos níveis de ruído pode levar a problemas de audição” (tempo passado).
-
Use verbos ativos em vez de verbos passivos para tornar o texto mais claro e conciso. Os verbos ativos transmitem uma ação realizada pelo sujeito, enquanto os verbos passivos enfatizam a ação recebida pelo objeto.
Exemplo: “Os pesquisadores realizaram o experimento” (verbo ativo); “O experimento foi realizado pelos pesquisadores” (verbo passivo). Primeiramente,
-
Evite o uso de verbos genéricos, como “fazer” ou “ter”, que podem tornar o texto menos preciso. Use verbos mais descritivos para transmitir com exatidão a ação realizada. Em primeiro lugar,
Exemplo: “Os participantes relataram seus sintomas” (mais descritivo) em vez de “Os participantes tiveram sintomas” (menos descritivo). Assim,
-
Use as formas corretas dos verbos para concordar com o sujeito. Isso inclui usar o verbo no singular ou plural, de acordo com o número do sujeito.
Exemplo: “O estudo sugere que os pacientes com diabetes tipo 2 devem fazer mudanças na dieta” (sujeito plural). Primeiramente,
O guia de verbos da APA é uma ferramenta útil para ajudar os autores a escrever com clareza e precisão. No site da APA (apastyle.apa.org), é possível encontrar mais informações e exemplos sobre o uso correto dos verbos em trabalhos acadêmicos.