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Meu nome é Anderson Hander. Reviso Dissertações e Teses há mais de 16 anos. Eu sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Texto pelo Centro Universitário de Brasília (UNICeub) e Graduado em Letras, também, pela UnB. Revisei mais de 300 mil laudas nos últimos 16 anos. (Confira o meu Currículo, os relatos de clientes satisfeitos com o meu trabalho, bem como o meu registro no CNPQ).
É importante que você saiba! Revisão de Texto – Porto Velho
Atenção! Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado devem ser revisadas por pesquisadores ou profissionais que desenvolveram/desenvolvem pesquisa científica. Além disso, é preciso que o Revisor desses gêneros tenha perfil de pesquisador, e conhecimento sobre metodologia científica, para articular a linguagem do texto à ontologia e epistemologia da pesquisa. Há algumas peculiaridades a respeito dos gêneros acadêmicos que apenas Revisores pesquisadores, mestres e doutores, são capazes de observar. Assim,
Por exemplo, na área de Educação, em dissertações e teses, critica-se o uso do termo “aluno”, por não se articular a determinados paradigmas de pesquisa. O mesmo ocorre, em áreas de saúde, a respeito do termo “portador” (“portador de necessidades especiais”). E há vários outros termos e exemplos que posso desconstruir nesse sentido, com base na minha experiência coorientando, há mais de 16 anos, pesquisadores de diversas áreas e diversos estados brasileiros. Assim,
Para o caso de Formatação de Texto, é preciso que o Revisor tenha conhecimento contextualizado das normas de formatação de trabalhos acadêmicos (como APA, Vancouver, ABNT e Chicago). Por exemplo, é muito comum que alguns clientes encaminhem trabalhos em que tabelas são, indevidamente, intituladas como quadros ou vice-versa. Por convenção científica, deve-se vazar, nas laterais, tabelas. Além disso, estas devem conter, categoricamente, informações numéricas. Por sua vez, devem-se fechar, nas laterais, quadros (até podem apresentar informações numéricas, mas o enfoque da informação do quadro não é qualitativo, não se refere à porcentagem, por exemplo).
Nesse sentido, a Revisão não constitui, como popularmente muitos pensam, uma simples “olhadinha” no texto (pedido feito pelos autores aos amigos, e a qualquer outra pessoa, menos a um Revisor, o que revela a própria depreciação do autor em relação ao que é produto dele mesmo: o texto).
A Revisão é uma etapa fundamental para a organização e publicação de seu texto acadêmico. Todo deve ser editado e revisado, independentemente de quem o escreve: um pós-doutor pela USP, um juiz. Nós somos humanos, e, por essa razão, temos de lapidar os nossos textos, bem como o nosso discurso. Primeiramente,
O olhar do Revisor é fundamental para completar o autor em relação àquilo que lhe falta, e, em uma perspectiva científica, a realidade pode ser revelada, em seus vários aspectos, se observada de maneira colaborativa, interdisciplinar. Assim,
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Prof. Me. Anderson Hander Revisão de Texto – Porto Velho Assim,