Kosovo: primeiras impressões

Kosovo é um país do Leste Europeu que fazia parte da antiga Iugoslávia. Província da Sérvia, declarou sua independência em 2008, mas muitos países ainda não o reconhecem como um país, o que tem sido um grande desafio para esta nação. Grande parte da população de Kosovo é de origem albanesa, uma grande parcela da população é muçulmana, mas o estado é laico (ao menos se declara dessa maneira). O Sérvio também é uma outra língua oficial, mas falado mais pelas pessoas mais velhas.

Na capital de Kosovo, Pristina, a religião não é tão influente como nas outras cidades (não que não seja). Kosovo tem uma atmosfera de esperança, de crescimento, de desenvolvimento. Há muitas construções na cidade, novos bairros sendo criados, muitos prédios sendo construídos. Acredito que, nos próximos anos, terei uma visão muito diferente deste país quando voltar para visitá-lo.

A moeda oficial do país é o Euro, mas os preços por lá são baixos. É possível alugar um apartamento grande, no centro da cidade, por 300 euros (preço Airbnb). Alimentação tem quase o mesmo custo do Brasil, táxi é barato, academia custa em torno de 120 reais, 40 euros…

Quando eu disse que iria viver em kosovo por alguns meses, as pessoas disseram que eu estava louco, falaram muito mal do país para mim. Como sempre, entrou por um dos meus ouvidos e saiu pelo outro… vivo muito bem em Kosovo, tenho qualidade de vida aqui, é um país diferente, estou aprendendo muitas coisas, as pessoas são interessantes, a comida é maravilhosa, a cidade é bonita, não tenho nada a reclamar, venham para Kosovo (brasileiros não precisam de visto para turismo por três meses)!

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *