Riverva Francesa: Nice

Nice praçaNice é uma cidade muito “romântica” e bonita. O verão é muito quente e a cidade fica cheia de turistas. A zona central da cidade é cortada, assim como na Suiça, por uma linha de “trem” urbano. Pessoas bronzeadas, ao tom da beleza mediterrânea, poetas e artistas na rua fazendo o seu trabalho, uma visão ao horizonte de um mar em tonalidade azul aquarela incrível. A arquitetura da cidade completa todo o charme. Muitos restaurantes, sorveterias maravilhosas, que lugar incrível!

França_nice3

Pensei que os preços seriam “salgados” por lá, mas fui surpreendido, nada comparado aos preços na Islândia e na Suiça. E encontrei opções de hotéis medianos acessíveis, bons restaurantes com preços variados. Parei em um restaurante, para comer algo diferente, mas, infelizmente, não gostei. Comi Foie gras, paté de fígado de pato :S… achei muito amargo. Depois pedi uma massa com beringela, nossa horrível (sem molho e dura, quase crua). O restaurante parecia ser um local agradável e que serviria boa comida.

DSCN4796

DSCN4792

Nice5

No segundo dia de viagem, acabei indo comer em um restaurante indiano e, hummm, que delícia! Gostei da comida, estava bem feita e saborosa. Comi uma salada com iogurte, carne de cordeiro com ervilhas, uma espécie de pão de massa bem fina para acompanhar e arroz. Não tive muito tempo, então, deixei para conhecer melhor a Culinária Francesa em outra ocasião :( (na verdade, eu estava me preparando para experimentar comida italiana, já que, no outro dia, eu partiria para Gênova, de trem).

DSCN4771

Nice beach

Eu recomendo Nice para quem tiver intenção de conhecer a Costa Azul francesa, localizada no mediterrâneo. Deve valer a pena, também, passar em Marselha e Canes*. Ouvi muito falar bem sobre esses lugares. A Rivera Francesa é considerada uma das regiões mais luxuosas da Europa. E, de fato, é… mas não pense que é tudo perfeito por lá. Passeando pelas ruas, encontrei lugares no centro bastante decadentes (muito sujos) e a situação, em relação ao Brasil, não é tão diferente quanto ao quesito moradores de rua. Para um conhecedor do mediterrâneo rsrs, achei as Ilhas Maltesas um lugar muito mais sofisticado e limpo.

Nice_França7

Outras boas opções são: Antibes, Brignoles, Cagnes-sur-Mer, Cap Bénat, Cap d’Antibes, Cap Lardier, Cotignac, Fréjus, Grasse, Grimaud, Île du Levant, Îles d’Hyères, Juan-les-Pins, Menton, Principado de Mônaco, Ollioules, Saint-Jean-Cap-Ferrat, Saint-Tropez, Saorge, Toulon, Villefranche-sur-Mer.

Nice6

As praias do centro de Nice não são muito boas para banho. Elas são cheias de pedras, e, mesmo assim, ficam lotadas nessa época do ano. Um morador da cidade me disse para visitar outras praias mais distantes do centro, com areia branca, não me lembro do nome agora…

Nice7

Não me identifico muito com o povo francês, mas a cidade era bonita :D. Tenho maior identificação com os povos da Irlanda, Alemanha e Suiça. Ah, eu dizia todas as palavrinhas mágicas em francês, ok? (Não achei os franceses mal educados, mas, culturalmente, em virtude de todas as experiências que tive com eles, inclusive convivendo em outros países, não me identifico, pelo menos não com os franceses que conheci).

 

 

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *