A relevância da multimodalidade para a Revisão de Textos

O que é a multimodalidade?

A multimodalidade é um conceito que tem sido amplamente discutido nas áreas de linguística, semiótica e estudos de interação. Esse paradigma se baseia na ideia de que a interação é composta por diferentes modos de linguagem, tais como texto, imagem, som, movimento, entre outros. Segundo esse paradigma, a combinação desses modos de linguagem é fundamental para a produção de significado em diferentes contextos interacionais.

Multimodalidade e Revisão de Textos?

Dessa forma, a multimodalidade tem sido considerada um fator relevante para a Revisão de Textos, pois ela traz desafios e oportunidades para os profissionais que atuam nessa área. Ao trabalhar com textos multimodais, o Revisor precisa compreender não apenas a gramática, a ortografia e a coerência do texto escrito, mas também como as diferentes modalidades de interação se relacionam entre si para produzir um significado.

Verbal e não verbal: concepções limitadas sobre texto(s)

Há alguns anos, viveu-se um paradigma monomodal (centrado na concepção do texto concebido, basicamente, como verbal). Inclusive, se ensinou, durante muito tempo, e ainda se ensina, que um texto poderia ser verbal (texto) e não verbal (basicamente imagens). Pesquisas na Linguística relevaram que, naturalmente, textos são multimodais, ou seja, mesmo que não haja nenhuma imagem no texto, o próprio destaque de letra maiúscula, de parágrafo já constituem marcas NÃO VERBAIS ( escola lhe ensinou isso de maneira inadequada, e contrária à ciência, assim como os superados conceitos de Teoria da Comunicação: emissor, receptor etc.). Esse é o caráter multimodal do texto. E o fato de um Revisor, minimamente, saber disso já é um grande diferencial!

A multimodalidade tem sido amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento, tais como publicidade, cinema, artes visuais, literatura e mídia digital, entre outras. Nesses contextos, a combinação de diferentes modos de linguagem tem sido considerada fundamental para a produção de significado e para o engajamento do público.

Desafios da Multimodalidade para a Revisão de Textos

No entanto, a multimodalidade também traz consigo novos desafios para a Revisão de textos. Um dos principais desafios é a necessidade de compreender as diferentes modalidades de linguagem e como elas se relacionam entre si. Isso exige do Revisor uma habilidade para lidar com diferentes tipos de linguagens e para compreender como elas se combinam para formar um todo coerente.

Além disso, a multimodalidade também exige que o revisor esteja atualizado em relação às novas tecnologias e ferramentas disponíveis para a produção e edição de textos multimodais. Por exemplo, o Revisor precisa saber como trabalhar com legendas em vídeos, como adicionar descrições em áudio para imagens e como criar textos para a mídia digital.

Nesse sentido, é importante destacar a relevância do Revisor de Textos em relação à multimodalidade. O Revisor é responsável por garantir que o texto seja claro, preciso, coeso e coerente, independentemente da modalidade de linguagem utilizada. Além disso, o Revisor também é responsável por garantir que o texto esteja adequado ao público-alvo e ao contexto de circulação.

O Revisor também desempenha um papel fundamental para a produção de textos multimodais que sejam acessíveis a pessoas com deficiências visuais ou auditivas. Por exemplo, o Revisor pode trabalhar em conjunto com outros profissionais, como os especialistas em acessibilidade, para garantir que o texto esteja acompanhado de descrições em áudio para imagens e de legendas para vídeos.

Além disso, o Revisor pode contribuir para a produção de textos multimodais que sejam culturalmente relevantes e adequados ao público-alvo. Por exemplo, o Revisor pode trabalhar em conjunto com outros profissionais, como os designers gráficos e os especialistas em mídia digital, para garantir que o texto seja acompanhado de imagens e outros elementos visuais que reflitam a cultura e os valores do público em questão.

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Um comentário em “A relevância da multimodalidade para a Revisão de Textos

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