Revisão de Textos Científicos do Direito

Revisão de Textos Científicos do Direito

Trago, neste post, alguns comentários e alguns exemplos de períodos reformulados, em textos acadêmicos que revisei da área do Direito.

“Os participantes da pesquisa colaboraram com a pesquisa proposta neste artigo os dirigentes das Escolas do Legislativo do Sul de Minas, um representante por Casa Legislativa.” (Trecho original)

“Colaboraram, com a pesquisa proposta neste artigo, os dirigentes das Escolas do Legislativo do Sul de Minas, um representante por Casa Legislativa.” (Trecho reformulado)

A pesquisa não é o texto. No texto, você apresenta um excerto da pesquisa, no texto que é o artigo, a dissertação ou a tese.

“Uma Escola do Legislativo é composta por componentes estruturais, legais e orçamentários, mas o que faz esta estrutura funcionar são os agentes que ocupam as posições dentro dessas escolas (COSSON, 2008) e, no que tange aos agentes, constatamos diferenças importantes .” (Trecho original) Primeiramente,

“Uma Escola do Legislativo é composta por componentes estruturais, legais e orçamentários, mas o que faz essa estrutura funcionar são os agentes que ocupam as posições nessas escolas (COSSON, 2008) e, a respeito dos agentes, constatamos diferenças importantes.” (Trecho reformulado) Primeiramente,

Evite esses termos arcaicos do Direito em textos acadêmicos.

“Ambos os institutos citados acimas distinguem-se do que se poderia aqui chamar de reequilíbrio econômico-financeiro, este ocasionado por eventos extracontratuais, mais relacionados à teoria da imprevisão e à cláusula rebus sic stantibus, estudados em espécies como caso fortuito, força maior e fato do príncipe.” (Trecho original)

“Ambos os institutos supracitados se distinguem do que se poderia chamar, neste artigo, de reequilíbrio econômico-financeiro, ocasionado por eventos extracontratuais, relacionados à Teoria da Imprevisão e à cláusula rebus sic stantibus, estudados em espécies como caso fortuito, força maior e fato do príncipe.” (Trecho reformulado)

Evite os advérbios “aqui”, “ali” em textos acadêmicos. Refira-se, especificamente, ao que você quer dizer. Por exemplo: “neste artigo”, “nesta dissertação” ou “nesta tese”.

“A contribuição deste artigo é apresentar um novo cenário normativo brasileiro licitatório quanto aos programas de integridade, ainda desconhecidos por muitos licitantes.” (Trecho original) Revisão de Textos Científicos do Direito

“Este artigo contribui para a apresentação de um novo cenário normativo brasileiro licitatório em relação aos programas de integridade, ainda desconhecidos por muitos licitantes.” (Trecho reformulado) Revisão de Textos Científicos do Direito

Evite essas estruturas com o verbo ser. O verbo ser é um verbo de ligação, apenas. Muitas vezes, ele é esvaziado de sentido. Prefira, nesse caso, verbos com maior carga de sentido, verbos transitivos, por exemplo. Assim,

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