Critérios analíticos da ADC

 

Trecho de dissertação de mestrado de Anderson Hander.

Para citar: Xavier, Anderson Hander Brito. Viajar e punir: processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Dissertação. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Capítulo 3: Metodologia sobre trilhos: o percurso científico

3.7 Critérios analíticos da ADC

Trago a esta investigação várias análises, mas, ela assenta-se, sobretudo, na ADC, nos critérios propostos por Fairclough (2003) e Halliday (2004). Entre eles: intertextualidade, pressuposições, suposição moral, elementos universais e particulares, e seleção lexical.

A intertextualidade refere-se a elementos que reforçam argumentos em determinado texto e a conhecimentos já concebidos ou dados. Pressuposições são os elementos tomados pelo produtor do texto como já estabelecidos ou dados. Trata-se de elementos implícitos decorrentes necessariamente do sentido acionado por marcadores linguísticos: verbos, artigos etc. Constituem aspectos do potencial ideológico por meio da intertextualidade. Elementos universais e particulares referem-se ao polo que tende a generalizações ou especificações. Na contemporaneidade, esses elementos são importantes de serem analisados, pois se justificam pela representação de particulares em relação a universais. O olhar sobre a seleção lexical permite compreender porque alguns itens, e não outros, são selecionados pelos interagentes, o que permite a compreensão de discurso longe de contemplar alguma neutralidade.

Fairclough (2003), com base em Halliday, propõe três significados do discurso com base em três macrofunções: ideacional, interpessoal e textual. Para Acosta (2012, p. 79), os significados do discurso são: “significado acional (enfoque do texto como ação e interação social), significado representacional (enfoque do texto como representação) e significado identificacional (enfoque do texto como forma de construção identitária)”.

Link para download e consulta de referências: https://criteriorevisao.com.br/processos-interacionais-e-discursivos/

Share on Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *