Processos interacionais e discursivos

Compartilho neste post a minha dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB).

Título: Viajar e Punir: processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal

Ano de defesa: 2015

Resumo:

Esta dissertação propõe-se a investigar o(s) discurso(s) de cidadania(s) veiculado(s) pelo Metrô-DF em seus espaços coletivos e a compreensão desse(s) discurso(s) pelos usuários, a partir de processos interacionais. Retoma, nessa perspectiva, mas não se limita ao binômio vigiar e punir, proposto por Foucault (2004), em relação à normatização do discurso de cidadania por meio de sua materialização no Decreto 26.516 (DISTRITO FEDERAL, 2005), que rege os direitos e deveres dos usuários, bem como trata da distribuição desse discurso por meio de mensagens verbais e não verbais. Assenta-se na sociolinguística interacional (GOFFMAN, 1967) e (GUMPERZ, 1982), mas é interdisciplinar à semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996) e à análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 2001; HALLIDAY, 2004). Além disso, este estudo tem orientações etnográficas e fundamenta-se, além das reflexões do pesquisador, na reflexão dos próprios colaboradores sobre os dados gerados, ou seja, constitui pesquisa êmica/ética. Como instrumentos de pesquisa, utilizaram-se observação participante, grupo focal e entrevista individual. As análises dos dados gerados fundamentaram-se na análise documental, na análise de clusters, nos critérios analíticos propostos por Fairclough, e nas funções da linguagem de Halliday ¾ a fim de acessar, linguisticamente, os sentidos discursivos sobre cidadania dos usuários e da instituição nas interações. As análises revelaram que o discurso de cidadania veiculado pelo Metrô-DF sustenta-se no discurso contemporâneo sobre higiene e segurança. Esse discurso articula-se a uma perspectiva educacional para com os usuários, que apresentaram conceitos antagônicos em relação à maioria dos informes. Esse contraste revelou práticas sociais, que, muitas vezes, estão associadas a mal entendidos, nas interações, nessa instituição. Além disso, foi possível compreender que, em relação à transposição do Decreto 26.516 para os informes visuais (outros gêneros textuais), o que parece se articular a uma tentativa de atingir as massas, houve processo de ressemiotização, o que modificou a função comunicativa nas interações, que passaram a ser direcionadas aos usuários por meio de linguagem menos impositiva. No entanto, o estudo proposto por meio desta dissertação revelou que esse processo configura-se, a respeito do sentido do discurso educacional de cidadania veiculado pela instituição, ineficaz em relação ao seu público-alvo. Esta dissertação é, portanto, uma contribuição linguística para futuras pesquisas sobre cidadania na Capital Federal.

Link para download:

Xavier Anderson

Para citar: Xavier, Anderson Hander Brito. Viajar e punir: processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Dissertação. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Share on Facebook

21 ideias sobre “Processos interacionais e discursivos

  1. Pingback: Cidadania - Prof. Me. Anderson Hander

  2. Pingback: O que é cidadania? - Prof. Me. Anderson Hander

  3. Pingback: Pesquisa qualitativa - Prof. Me. Anderson Hander

  4. Pingback: Etnografia - Prof. Me. Anderson Hander

  5. Pingback: Observação participante - Prof. Me. Anderson Hander

  6. Pingback: Notas de campo - Prof. Me. Anderson Hander

  7. Pingback: Entrevista semiestruturada - Prof. Me. Anderson Hander

  8. Pingback: Grupo Focal - Prof. Me. Anderson Hander

  9. Pingback: Análise documental - Prof. Me. Anderson Hander

  10. Pingback: Análise de discurso crítica (ADC) - Prof. Me. Anderson Hander

  11. Pingback: Critérios analíticos da ADC - Prof. Me. Anderson Hander

  12. Pingback: Gramática do design visual (GDV) - Prof. Me. Anderson Hander

  13. Pingback: Metáfora do cristal - Prof. Me. Anderson Hander

  14. Pingback: Discurso higienista - Prof. Me. Anderson Hander

  15. Pingback: Sociedades disciplinares - Prof. Me. Anderson Hander

  16. Pingback: Panóptico - Prof. Me. Anderson Hander

  17. Pingback: Análise de cluster - Prof. Me. Anderson Hander

  18. Pingback: Discurso de cidadania (metrô-DF) - Prof. Me. Anderson Hander

  19. Pingback: Cidadania diferenciada - Prof. Me. Anderson Hander

  20. Pingback: Vigilância e poder disciplinar - Prof. Me. Anderson Hander

  21. Pingback: Significado social das cores - Prof. Me. Anderson Hander

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *