Gramática do design visual
Nas últimas décadas, foi possível observar o crescimento da utilização de textos multimodais nos meios de comunicação. Os textos multimodais são aqueles que articulam diferentes códigos semióticos para potencializar a significação. Com isso são produzidos diversos níveis de sentido e possibilidade de leituras. Dessa forma, o elemento verbal se torna mais um dos elementos de representação, e não o seu pilar.
A GDV, proposta por Kress e van Leeuwen (1996, 2000), apresenta análise de como as relações sociais são representadas nas imagens. A GDV parte do entendimento de que existe correspondência entre as estruturas linguísticas e as estruturas visuais, uma vez que essas expressam experiências particulares e constituem formas de interação social. Segundo Kress e van Leeuwen (1996), as imagens possuem duas representações básicas: “uma representação narrativa (descreve os participantes em uma ação) e outra conceitual (estática e que descreve os participantes como eles são em termos de classe, estrutura ou significado)” (PETERMANN, 2005, p. 1).
Link para download e consulta de referências: https://criteriorevisao.com.br/processos-interacionais-e-discursivos/
Trecho de dissertação de mestrado de Anderson Hander.
Para citar: Xavier, Anderson Hander Brito. Viajar e punir: processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Dissertação. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas. Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Capítulo 3: Metodologia sobre trilhos: o percurso científico
3.8 Gramática do design visual (doravante GDV)
__________________________________________________________________________
#Gramática do design visual (GDV)
Conheça, também, o nosso perfil no Instagram: @escrevereviver