LEITURA VISUAL E O STATUS DE CIDADANIA CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS SOBRE O LETRAMENTO

LEITURA VISUAL E O STATUS DE CIDADANIA CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS SOBRE O LETRAMENTO

Diante do avanço e difusão das tecnologias de informação e de comunicação, a leitura da imagem passou a ser um requisito fundamental de nossos tempos na formação cidadão. Assim como a capacidade de reconhecer palavras sem abstrair seu significado marginaliza o cidadão, é fundamental em sociedade ser capaz de decifrar o significado da imagem, o contexto em que ela está inserida, bem como o sentido implícito de seu discurso. Nesse sentido, a leitura visual é um processo de construção social, que deve estar atrelado ao currículo escolar para formação de cidadãos. A gramática do design visual representa, nesse sentido, uma solução às práticas de letramento visual na sociedade contemporânea.

Para Oliveira (2006) a leitura visual lida tanto com o que vemos como com o que podemos interpretar. A imagem está dentro de um conjunto de práticas sociais e culturais, por isso para Ferreira (2009) é fundamental desenvolver as habilidades de “ler internamente a imagem” e ser capaz de julgar a validade e o valor desta. Dessa forma desenvolver a habilidade de leitura crítica da imagem, em uma sociedade midiática, é fundamental para a garantia dos direitos e exercício da cidadania.

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