Mercado consumidor de Revisão de Textos

Compartilho com vocês este texto publicado pelo Sebrae sobre o mercado consumidor de Revisão de Texto. Eles trazem estatísticas reveladoras para aqueles que pretendem exercer esse ofício.


Mercado consumidor de Revisão de Textos

Os serviços prestados por um revisor de textos dependem principalmente da ampliação de seu mercado consumidor: empresas e pessoas. Para melhor qualificar esse mercado, qualquer empresa poderá demandar serviços de um revisor, seja ela uma empresas de comunicação, de serviços industriais ou mesmo restaurantes, que possua localização física ou que preste serviços apenas pela internet. Já em relação as pessoas, estas podem ser os estudantes, que necessitam de revisão em seus trabalhos de conclusão de curso ou profissionais liberais.

Em qualquer dos casos, a economia ou a trajetória de crescimento de um país pode influenciar no tamanho do mercado consumidor, ainda mais quando se trata do mercado para empresa de revisão de texto, onde a demanda por serviços aumenta, conforme há aumento do número de empresas que precisa de tais serviços, que por sua vez são impulsionadas pela força da economia. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é um dos países que mais avança no quesito competitividade, ficando em 53º lugar no ano de 2012. Na última década, o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresceu a uma média de 3,6% enquanto a média mundial cresceu 2,55%, mostrando que o país vem resistindo às crises internacionais, que exigiram da economia nacional constantes adaptação e respostas rápidas. (Banco Mundial)

O dinamismo da economia brasileira pode ser observado em setores como o editorial, que é muito pequeno quando comparado aos demais, mas que demonstra que há espaço para crescimento, fato que depende de mudanças culturais.

Segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto IBOPE, em 2011, o setor de livros, da qual a revisão de textos faz parte, movimentou cerca de 7,2 bilhões de reais, das quais as classes A e B representam cerca de 73% desse total.

Outro público potencial para o revisor de textos, que também pode ser considerado um canal de comunicação, é a internet e os computadores, que expões seus textos e comercializam seus produtos, no caso de empresas. Segundo dados da Agência Brasil, os usuários de internet no Brasil já somam 99 milhões no fim de 2011, e o tempo de uso também está crescendo, segundo especialistas. Já no caso do número de estudantes, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, apontam para o crescimento do número de alunos entrantes e concluintes nos cursos de graduação, em 2006 ingressaram cerca de 1,4 milhões de alunos enquanto em 2010 esse número passou para 1,5 milhões, um aumento de 9,7%.

Já para o número de concluintes, em 2006 o número era de 736 mil alunos e em 2010 passou para 829 mil, um aumento de 12,5%. Tais números demonstram que esse público e potencial cliente do revisor de textos tem ampliado cada vez mais. O mesmo vem ocorrendo com o número de empresas, conforme apontado pelo Cadastro Nacional de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na qual em 2006 havia cerca de 4,3 milhões de empresas e em 2010 o total estava pouco acima de 5,1 milhões, um aumento de cerca de 19%. Toda essa vitalidade econômica contribui para a ampliação do mercado de revisão ortográfica e gramatical de textos.

Mercado concorrente

Tendo em vista o crescimento econômico e, por sua vez, a demanda por serviços de revisor de texto, espera-se uma maior concorrência no mercado de revisão textual. Não há, contudo, dados concretos desse mercado. Porém, dados do INEP (2010) apontam que desde de 2006 há uma redução vertiginosa do número de concluintes no curso de bacharelado em letras, um dos profissionais que podem atuar no ramo de revisor de texto. Em 2006, o número de concluintes foi de 6.811 pessoas, enquanto em 2009 o total foi de 2.662, ou seja, uma redução de cerca de 60%.

Apesar de ser um mercado em crescimento, verifica-se que há uma redução de potenciais concorrentes. Assim, sugere-se que há espaço para crescimento do mercado ao mesmo tempo que há baixa concorrência. O importante para o empreendedor é analisar exatamente qual o seu público-alvo e efetuar pesquisas sobre possíveis concorrentes em seu estado ou região. Assim, poderá buscar elementos mais precisos para a tomada de decisão sobre qual público focar.O mais importante nesse mercado é possuir um bom grupo de profissionais, associados, parceiros ou colaboradores, com bastante conhecimento, qualidade e prazo de entrega, sendo estes os grandes diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Mercado fornecedor

O insumos necessários para a prestação de serviços de revisão de textos são muito simples, sendo o mais importante o conhecimento da pessoa que irá efetuar a revisão textual e itens como computadores e softwares. No primeiro caso, não há problemas de insumo caso o próprio empresário for efetuar a revisão. Já para a opção de se estruturar uma pequena empresa, o futuro empreendedor deverá buscar profissionais qualificados que desejam trabalhar ou para alguém ou em parceria. Nesse sentido, a qualidade do profissional a ser contratado é item fundamental a ser considerado. Outro insumos, como computadores e softwares são facilmente adquiridos no mercado brasileiro e não se apresentam como itens que podem influenciar o negócio em questão.

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-revisao-de-textos,7a487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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