Cursos de Revisão de Textos

Cursos de Revisão de Textos

Se você deseja atuar na área de Revisão de Textos, é fundamental que você tenha  formação específica nessa área (curso, especialização, mestrado). Também acredito (como Linguista, Professor e Revisor de Textos) que seja importante formação na área de letras. Nunca ouvi falar sobre curso de graduação em Revisão de Textos no Brasil, deve haver algum, mas é mais comum encontrar, simplesmente, cursos com duração de alguns meses ou até um ano, cursos de especialização (eu mesmo cursei uma especialização nessa área em Brasília) e, também, curso de mestrado e mestrado profissional.

Estratégias para a escolha do curso

Antes de pesquisar, (re)veja as suas expectativas e avalie, principalmente, o currículo dos cursos. Muitos estudantes entram, desinformados, em cursos de Revisão de Texto e se frustram. Alguns cursos de pós-graduação (lato sensu) são completamente teóricos e aplicados ao desenvolvimento de pesquisa (mas têm o seu valor), ou seja, são cursos para formar pesquisadores.

Outra questão importante a ser mencionada refere-se ao fato de que os cursos de Revisão de Texto oferecidos por universidades, geralmente, são mais acadêmicos, ou seja, eles se assentam, especialmente o currículo destes, em disciplinas acadêmicas do dito “tronco duro” da linguística (morfologia, sintaxe…), na linguística aplicada e na linguística textual. Busque, também, por cursos que ofereçam prática em Revisão de Texto (eu também acredito que um estágio na área seja fundamental. Eu mesmo fui treinado, durante um ano e alguns meses, em um programa de estágio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília-DF, seção de Revisão e formatação de textos; experiência MA-RA-VI-LHO-SA).

Atenção às disciplinas dos cursos

O ponto positivo que percebi a respeito dos cursos que fiz para melhorar a minha formação em Revisão de Texto, em nível de graduação (letras), especialização (Revisão de Texto) e mestrado (texto), refere-se às grandes contribuições de disciplinas da Linguística para pensar, criticamente, textos, organizar as estratégias de Revisão, bem como interagir melhor com o cliente, o autor. Por outro lado, observei algumas lacunas nesses cursos em relação ao conhecimento de normas formais de uso da Língua Portuguesa.

Na verdade, algumas instituições oferecem o curso com a concepção de que o estudante já tem domínio das normas da prestigiada gramática normativa. Eu consegui aproveitar bastante a minha formação, pois fui Professor de Língua Portuguesa e de Redação, e sempre tive a obrigação de saber normas gramaticais (especialmente nos locais onde trabalhei).

O conhecimento da área de linguística trouxe para mim um certo confronto com algumas questões gramaticais e me abriu a percepção para pensar o texto de uma maneira que eu jamais chegaria à reflexão sozinho.

Pude compreender, por exemplo, que não existem, apenas, as normas estabelecidas pela gramática normativa, mas várias normas na Língua que se adequam a vários contextos e usos de linguagens (+ ou – informais) e que, como Revisor de Texto, é possível buscar por uma uniformização dessas normas, caso o objetivo do autor do texto seja atingir determinada linguagem, e que ela deve ser pensada de acordo com cada gênero textual, público-alvo, contexto e intenção do autor.

Os cursos também me trouxeram reflexão para compreender os limites de minha própria prática, que, às vezes, se mistura com outras áreas.

Outros cursos, com duração inferior ao curso de graduação, trazem uma perspectiva mais gramatical e limitada, como se as únicas normas de uso do Revisor fossem as mais formais, relacionadas à gramática normativa, o que não é verdade, embora estas sejam mais prestigiadas. Outra limitação refere-se ao fato de que o conhecimento de normas gramaticais, relativas à gramática normativa, não será suficiente para que você reflita, como Revisor, juntamente ao autor do texto, acerca de questões mais complexas ao ofício de Revisão (não entrarei em detalhes neste post), o que exige conhecimento acerca da ciência que estuda a Língua, a Linguística.

O lado positivo desses cursos se refere ao fato de, muitas vezes, estes ofertarem prática de Revisão de Textos, em que o Revisor terá treinamento e receberá feedback dos Professores a respeito de suas revisões, bem como contato com disciplinas que tratam sobre softwares que auxiliam o processo de Revisão e permitem uma interação mais engajada, no processo de Revisão de Texto, com o autor.

Há outras opções relativa a cursos online de profissionais na área. Eu ofereço um curso de formação para Revisores de Texto, mas o material ainda está em desenvolvimento. Assim que eu tiver finalizado a redação deste, atualizarei o meu site com o link para compra. Atuo como Revisor há mais de dez anos.

A minha experiência

Sempre tive interesse em cursar uma pós-graduação na área de linguística textual, mas não encontrei muitas opções na época em que decidi fazer especialização e mestrado em Brasília (sim, eu cursei especialização e mestrado ao mesmo tempo, este de manhã e tarde, e aquela à noite). Ao analisar os currículos dos cursos, não encontrei muito suporte na linguística textual propriamente dita, não havia ao menos uma disciplina nos currículos dos cursos referente a esse ramo (embora eu tenha lido várias obras relativas a essa área durante a minha formação como Revisor).

Portanto, decidi buscar por suporte na análise de discurso crítica, na sociolinguística internacional e na semiótica social (eram as áreas que mais me interessavam no departamento de minha instituição: Universidade de Brasília (UnB) e Uniceub (Centro Universitário de Brasília, onde cursei mestrado e especialização, respectivamente. Fiquei muito satisfeito com os cursos. As discussões acrescentaram muito à minha formação. Inclusive, a minha orientadora de mestrado trouxe grandes contribuições para a minha formação como Revisor de Textos, o que me permitiu ressignificar a minha prática profissional, especialmente em relação a Revisão de textos acadêmicos.

Cursos de Revisão de Texto

Em Brasília, há o curso de especialização latu senso de Revisão de Texto, oferecido pelo Uniceub. O curso é bom, mas, para aqueles que não têm domínio de uso de normas formais, talvez não seja a melhor opção. É um curso (ao menos quando eu me formei, em 2011/12, não me lembro mais rsrs) com proposta mais acadêmica. Eu acredito que esse curso seja interessante para aqueles que têm uma base de formação na área de Revisão de Texto. Se você não tiver domínio de regras gramaticais, questões estilísticas, pode não ser o curso ideal para você.

De qualquer maneira, curso algum deve se responsabilizar pelo profissionalismo do Revisor. A formação auxilia o profissional, sim, mas é preciso, sempre, ir além e buscar por cursos de atualização, bem como exercer o ofício de Revisão, para lidar com questões “reais” acerca do texto. Segue uma lista com alguns cursos de Revisão de Texto online e presencial, não tenho muito a dizer sobre eles, busque pela descrição de cada um, veja o currículo  destes e tire as suas próprias conclusões. A análise do currículo deve, com certeza, nortear a sua escolha.

A distância: http://unyleya.co.ao/pos-graduacao/curso/revisao-pratica-texto/
Rio de Janeiro: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=capacitacao-para-revisores-de-traducoes&nInst=cce

Belo Horizonte: http://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/Cursos/Paginas/Revisao-de-Textos-Pra%C3%A7a%20da%20Liberdade_5.aspx?moda=5&polo=7&curso=217&situ=1

Brasília: https://www.uniceub.br/cursos/mais/pos-graduacao/revisao-de-texto/sobre-o-curso.aspx

Taquara (RS): https://www2.faccat.br/portal/?q=node/2598 (link ilustrativo, procure no Google “Revisão e Avaliação de Textos Faccat + ano” – as aulas começam em maio)
Bacharelado em Pelotas/RS: http://wp.ufpel.edu.br/rrt/curso/

Curitiba: http://www.fae.edu/cursos/?cid=94886051

Obs: não acredito que você deva cursar um curso no exterior (mais teórico) para atuar como Revisor de Textos que foram redigidos em Língua Portuguesa do Brasil. Acredito que cursos em Portugal são completamente dispensáveis para a nossa realidade linguística.

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