Termos pejorativos em textos acadêmicos (conforme APA)

Termos pejorativos em textos acadêmicos (conforme APA)

Neste post, trato da escolha lexical de termos ligados a questões de gênero (e além) em textos acadêmicos: artigos, dissertações e teses, conforme considerações da APA.

“Evite os termos imprecisos ou pejorativos ‘homossexual’ e ‘homossexualidade’. Em vez disso, use termos específicos que coloquem a identidade em primeiro lugar para descrever a orientação sexual das pessoas (por exemplo, pessoas bissexuais, pessoas queer). Esses termos específicos se referem principalmente a identidades e à cultura e comunidades que se desenvolveram entre as pessoas que compartilham essas identidades. É impreciso reduzir essas comunidades ao termo ‘homossexual’. Além disso, o termo ‘homossexualidade’ tem sido e continua sendo associado a estereótipos negativos, patologia e redução da identidade das pessoas ao seu comportamento sexual. Os termos ‘homopreconceito’, ‘bipreconceito’, ‘homonegatividade’ e outros são usados para denotar atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação a lésbicas, homens gays, indivíduos bissexuais ou outras minorias sexuais. Heterossexismo se refere à crença de que a heterossexualidade é normativa, como indicado na suposição de que as pessoas são heterossexuais, a menos que especificado de outra forma (Associação Americana de Estudantes de Psicologia, 2015). Os termos ‘heterossexual’ e ‘straight’ são ambos aceitáveis para se referir a pessoas que se sentem atraídas por pessoas de outro gênero; o termo ‘straight’ pode ajudar a afastar o léxico de uma dicotomia de heterossexual e homossexual. Para mais informações sobre orientação sexual, consulte as ‘Diretrizes para a Prática Psicológica com Pessoas Transgênero e de Gênero Não Conforme’ (APA, 2015a)”.

Por que a APA traz essas indicações e por que você deve considerá-las em seu texto acadêmico?

Porque, se você escreve um texto acadêmico, mesmo que a sua área de investigação não seja ligada a esse assunto; se mencioná-lo em seu texto acadêmico, deve considerar as discussões acadêmicas sobre o assunto, com base na interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade, e não reproduzir o senso comum ou sua opinião como leigo no assunto, mas como pesquisador, como alguém que reconhece a comunidade científica e os esforços desta.

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