Anteprojeto de mestrado

Anteprojeto de mestrado

Para começar, primeiramente, utilize os tópicos que são estabelecidos no edital em relação às seções do seu pré-projeto (se houver). Geralmente, os pré-projetos apresentam capa com título, introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia, cronograma e referências. Cuidado para não confundir as seções de uma dissertação com as seções de um pré-projeto. Alguns editais solicitam inserção de objetivos (geral e específico) em pré-projeto, outros não.

Abra um documento de texto em seu computador, intitule-o, salve-o em uma pasta e inicie a redação deste intitulando cada uma das seções, distribuindo-as ao longo do texto. Você pode, inclusive, buscar algum modelo na internet, mas tenha olhar crítico para analisar as seções que estes sugerem. Lembre-se, também, de consultar o seu edital. Se o edital, ainda, não tiver sido publicado, você pode desenvolver o pré-projeto anteriormente, sim, mas, após a publicação do edital, terá de reformular o seu projeto e adequá-lo às exigências do novo edital.

Introdução

Pode parecer um pouco óbvio desenvolver um texto introdutório. Às vezes, tenho essa sensação, quando explico aos meus clientes e seguidores como redigir uma introdução Apresente o tema e o recorte de sua pesquisa na introdução. Comece pelo tema genérico e, em outros parágrafos, apresente o tema recortado. Você até pode trazer, embora não seja muito comum, alguma citação em sua introdução. Se não houver uma seção específica para justificativa do pré-projeto, acredito que seja importante apresentar ao menos um parágrafo com a justificativa do pré-projeto. Articule o seu recorte temático à sua ciência. Senão houver uma seção específica sobre o problema de pesquisa (um trabalho acadêmico pode ser construído com base em um problema de pesquisa, questionamentos de pesquisa, ou…) […]

Gostou deste material? Então, leia mais em meu GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO.

Pré-projeto de mestrado

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *