Memórias de um Revisor: (in)validação de textos acadêmicos

Autoria e Revisão de Texto

Alan, eu gostei, de maneira geral, do seu trabalho (como pesquisador, embora eu não seja de sua área). E acredito que, após os meus ajustes, e as suas alterações em relação aos comentários que deixei, se optar por acatá-los, o trabalho estará “pronto”. Ainda assim, considere as sugestões de seu orientador e da banca. O texto é um processo de construção inacabado. É possível, e extremamente natural, que, após a banca examinadora, haja algum pedido em relação ao seu trabalho, referente a alguma contribuição ou maneira de pensar de algum pesquisador. As críticas e sugestões pós-banca ou no curso da escrita e desenvolvimento do trabalho são contribuições da comunidade científica em relação ao texto, incluindo tanto revisor, quanto autor, orientador e os membros da banca. Nessa perspectiva, considere a sua consciência no nível de autoria (responsabilidade para o recebimento do título acadêmico), diante de todos esses olhares.

Segunda Revisão de Texto

Uma questão importante: após os seus ajustes, se você quiser que eu altere o seu trabalho novamente, cobro um percentual, como expliquei para você, e como esclareço em meus sites, em relação à Segunda ou Terceira Revisão de Texto, um consenso em minha área, se houver tempo e disponibilidade, desde que não haja páginas adicionais, senão contabilizo cada uma destas.

Revisão Crítica: metodologia científica

Mencione, ao menos, um parágrafo falando qual é o tipo de pesquisa (qualitativa ou quantitativa) ou adicione isso em uma oração, partindo do nível mais geral para o específico. Você deve “começar a falar”, na introdução da seção, sobre algo mais geral e, depois, afunilar para algo mais específico. Esse “movimento” faz bastante sentido e é considerado, comumente, na redação acadêmica.

Diferença entre tabela e quadro

Uma questão importante, se você quiser esgotar os detalhes de seu trabalho, embora passe desapercebida por muitos pesquisadores: tabelas são vazadas nas laterais. E não fechadas como você fez. Eu não intervenho em design de elementos gráficos. Sugiro que você siga a minha crítica nesse caso, que se alinha à ABNT, que menciona o IBGE a respeito dessas questões. Não utilize cores em trabalhos acadêmicos, por exemplo, em títulos, no fundo de tabelas, quadros… por uma convenção científica (que não explicarei aqui). Portanto, mantenha em escala de cinza esses usos.

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Um comentário em “Memórias de um Revisor: (in)validação de textos acadêmicos

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