Tabelas e quadros para ABNT

Memórias de um Revisor de Textos: considerações sobre tabelas e quadros para ABNT

Considerações a uma cliente, pesquisadora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), após entrega da tese de doutorado dela revisada. Leiam este e-mail e conheçam como trabalho.

Prezada cliente, 

segue o seu trabalho revisado e formatado. Eu fiz MUITAS alterações nele. Portanto, veja os comentários que deixei. Peço, por favor, que tome bastante cuidado para não desconfigurar o que eu fiz, pois qualquer alteração mínima em títulos, nomes de figuras etc. quebrará todas as listas, sumário. Eu lhe disse que faria mais uma revisão gratuita, então, sugiro que adicione o trecho que você disse ao trabalho e mande-o para um designer.
Você ainda tinha chamado tabelas de quadros e vice-versa. A versão que lhe encaminhei está correta a respeito dessas questões. Mas havia várias inadequações a respeito da ABNT, bem como alguns períodos sem sentido, esvaziados de conteúdo, deixei uma mensagem para você a respeito deles. Ainda há tabelas fechadas nas alterais. Lembre-se de que:

1. Quadros são fechados nas laterais e o importante deles não são os números.

2. Tabelas são vazadas nas alterais e elas, geralmente, contêm informações numéricas, cálculos.

Eu fiz algumas alterações no texto do anexo, porque estava muito mal escrito. De qualquer maneira, qualquer alteração que você não concorde, recuse-a. Por essa razão, utilizo a ferramenta Revisão de Texto do Word.

Sugiro que você encaminhe o texto para segunda revisão gratuita após a defesa. Se você mandar antes, tenho certeza de que, após a defesa, a banca solicitará mais alterações, solicitará para retirar capítulo etc., e você acabará, se quiser que eu olhe o texto pela terceira vez, pagando adicional. Portanto, sugiro que mande após a banca, mas você quem sabe se quiser mandar antes para qualquer mudança.
Peço, de qualquer maneira, que tome muito cuidado para não desconfigurar o que eu fiz. Eu preciso receber o trabalho, após as suas alterações, com a mesma formatação que eu fiz, se você alterará-lo e desconfigurar a minha formatação, eu não seguirei com a formatação. 
Peça para o designer não desconfigurar a formatação do trabalho. Deu muito trabalho e, inclusive, dois itens do sumário tiveram de ser inseridos manualmente.
Acho que já havia alterações em seu trabalho antes de minha revisão, mas o meu Word contabiliza 7195 alterações. 
Quando decidir enviar o texto para segunda revisão, avise-me, por favor, com 1 dia útil de antecedência. Na segunda-feira, viajarei, estarei à disposição a partir da terça-feira da semana que vem.
Saudações.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *