Dicas preciosas para Revisão de Textos

Dicas preciosas para Revisão de Textos

Todo texto precisa ser revisado, seja ele redigido por um filósofo, por um escritor ou por um blogueiro, doutor, mestre, graduado, de qualquer área do conhecimento. O primeiro passo para uma boa revisão se refere a uma certa consciência do Revisor a respeito dele mesmo e do mundo que o cerca. Esse processo exige (auto)conhecimento, estudo e preparação. Todo Revisor deve ter formação. Além disso, é preciso fazer um movimento de aproximação e afastamento do texto a ser revisado durante vários momentos. Também sugiro que a Revisão seja divida em etapas e que não sejam revisadas mais de 30 laudas por dia de um texto. Isso garantirá a qualidade da Revisão. É preciso que o Revisor esteja tranquilo, concentrado.

A tecnologia poderá ajudar

Há várias ferramentas que podem ajudar em relação ao processo de Revisão de Texto. Entre elas, destaco o Word, da Microsoft, o Libre Office Writter, o Flip 9, bem como o site da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Microsoft Word é usado por grande parte das pessoas. mas ainda há algumas lacunas nesse editor de texto em relação à função Revisão. É comum que esse revisor deixe que alguns vocábulos, escritos inadequadamente, não sejam marcados/identificados. É preciso configurar bem o recurso de Revisão do Word para que ele funcione, bem como atualizá-lo constantemente.

O Libre Office Writer é bastante eficiente, mas a maioria das pessoas não o utilizam. Além disso, há certa incompatibilidade entre os recursos de Revisão do Libre Office e do Word. Vale ressaltar que o corretor ortográfico e gramatical do Writer é excelente (é preciso, também, atualizá-lo).

O Flip 9 é ferramenta simples, porém eficiente. É gratuito, mas há limitações em relação a algumas funções. A versão paga é mais completa e precisa. Vale a pena conferir.

Gosto bastante do VOLP, da Academia Brasileira de Letras, para consulta de vocábulos:
http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

Se houver alguma dúvida em relação a alguma construção do texto, é possível fazer questionamentos, diretamente, aos membros da ABL.

ABL responde

http://www.academia.org.br/nossa-lingua/abl-responde

Atenção à ortografia e a regras gramaticais

O critério mais importante, e eu diria mais esperado pelos clientes, a respeito de serviço de Revisão de Texto, se refere à ortografia e gramática. Essa é a base da Revisão. Portanto, a maior preocupação de um Revisor deve ser a respeito dessas questões. Sugiro, para auxiliar o processo, o uso de checklists ao final do serviço, bem como uso de softwares como o corretor ortográfico do Libre Office.

Atenção ao gênero textual proposto bem como ao público-alvo

O Revisor não deve se preocupar, apenas, com as regras formais de uso da Língua Portuguesa. E, sim, há outras regras em uso na Língua diferentes daquelas propostas pela gramática normativa. E elas não constituem “erro”. É preciso muito cuidado para compreender o que quero dizer nesta seção. Algumas regências são consideradas erradas ou informais demais para alguns gramáticos, mas elas fazem parte da língua falada, mais cotidiana. Textos de blogue, mais simples, geralmente, trazem essa linguagem, bem como diálogos em livros, em que o autor pretende representar a realidade como ela é, ou que determinada característica de um personagem seja marcada por uma linguagem bastante informal. Muito cuidado para não usar regras onde estas são inadequadas. Isso descaracteriza o texto. E é um erro grave de revisores. Dicas preciosas para Revisão de Textos

Coesão e coerência

Grosso modo, a coesão e coerência são responsáveis pela “lógica” do texto. A coerência está para o sentido, para a argumentação em si, para a organização das ideias. É preciso que o Revisor esteja atento para identificar incoerências em textos. Por exemplo, se o autor apresenta determinado personagem como vegetariano, ele deverá, necessariamente, manter essa característica ao longo da obra. A não ser que, por alguma razão apresentada ao leitor, ele coma carne. Não faz sentido, em um capítulo, dizer que um personagem é vegetariano e, em outro capítulo, repentinamente, dizer o contrário. Isso constitui uma incoerência, o que está para as nossas contradições como ser humano. Elas não devem ser levadas para o texto, inconsequentemente, a não ser que sejam utilizadas como algum recurso literário.A coesão está relacionada aos conectivos do texto, para que haja fluidez e, também, progressão textual. É preciso conferir o uso adequado de conectivos para que referências ao longo do texto sejam retomadas pelo leitor.

Quem deve revisar o texto

Revisores devem revisar textos. Devemos desconsiderar o senso comum que diz que se deve enviar o seu texto para a leitura de qualquer um. Se houver preocupação em relação à crítica geral do texto, a maioria dos leitores poderá ajudar, mas, em termos técnicos, é importante contratar serviço especializado de um Revisor de Textos, com formação na área. Dicas preciosas para Revisão de Textos

Questões de estilo

Altere estilo, apenas, se isso tiver sido negociado com o autor do texto. Alguns autores não gostam dessa intervenção. Eu ofereço um tipo de Revisão em que faço alterações de estilo. Na verdade, é preciso analisar, anteriormente, o texto a ser revisado para que não haja mal entendido. Um texto pode não ter muitos problemas ortográficos e gramaticais, mas estar completamente inadequado à linguagem de determinado gênero. Ás vezes, os autores nem sabem disso. Há muitos mitos em relação à Língua Portuguesa e especialmente em relação ao universo de Revisão de Textos.

Evite clichês

Eles são tão comuns na fala do brasileiro, mas empobrecem o texto. Sugiro, salvo exceção, que sejam evitados. Muitas vezes, eles são apresentados no texto de maneira a gerar variação de linguagem. É bastante comum que escritores apresentem, em um texto formal, por exemplo, termo  informal ou relacionado à linguagem falada no texto. Há oscilação no texto entre linguagem formal e informal. O revisor precisa se ater a essas questões e buscar uniformizar essas ocorrências de acordo com o gênero textual.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *