Dissertações e teses sobre Revisão de Textos

Seguem alguns trabalhos que considero boas referências para quem pretende desenvolver pesquisa científica a respeito do ofício de Revisão de Textos.


Título do trabalho

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PAPEL SOCIAL DO REVISOR DE TEXTOS

Endereço para consulta:  http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12555

Resumo

O presente trabalho investiga a construção do papel social do revisor de textos, tendo como objetivo verificar os possíveis fatores que contribuem para que a atividade do revisor de textos não receba o devido reconhecimento e prestígio social. Para isso, foram adotados dois aportes teóricos: a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2008), que permite a desconstrução do senso comum sobre a atividade de revisão de textos, e a Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente o Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), que nos fornece ferramentas para analisarmos e interpretamos os dados linguísticos. O corpus de análise é composto por dois tipos de material. Primeiramente, selecionamos materiais que versam sobre a atividade de revisão de textos tendo como critério a sua relevância para a área, o que nos levou a selecionar o Manual do Revisor (2000), Além da revisão (2013) e Um olhar dialógico sobre a revisão de textos (2007). Posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado a 7 sujeitos participantes de pesquisa, os quais deveriam ser revisores em serviço ou revisores em formação. Em relação aos materiais sobre revisão, os resultados apontam a predominância de um discurso normativo, evidenciado nos manuais analisados. Em relação aos revisores em serviço, há a recorrência de uma perspectiva interativa e uma avaliação positiva da profissão. Em relação aos revisores em formação, há predominância de uma perspectiva normativa, conforme já constatado nos manuais, e uma avaliação negativa da profissão. O cruzamento dos dados nos forneceu subsídios para a realização de uma análise crítica do discurso, e o resultado desse cruzamento levou à constatação de que o discurso dominante nos materiais são reproduzidos pela maioria dos sujeitos participantes. Por fim, chegamos à identificação das identidades dos sujeitos envolvidos na prática: a) identidade legitimadora, referente aos materiais sobre revisão; b) identidade de resistência, referente aos sujeitos participantes da pesquisa; e c) identidade de projeto, referente a esta pesquisa em si.

Título do Trabalho

AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E DA
MULTIMODALIDADE À REVISÃO TEXTUAL

Endereço para consulta: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14150/1/2013_DeniseSilvaMacedo.pdf

Resumo do trabalho

Análise de Discurso Crítica (ADC), Multimodalidade e Revisão Textual são três enfoques e três tópicos centrais nesta dissertação. Em tempos de rápidas e de constantes mudanças sociais e, logo, discursivas, meu objetivo com esta pesquisa é propor reconsiderarmos o trabalho de Revisão de Textos à luz das contribuições dos recentes estudos discursivos e semióticos. Essa nova perspectiva do (re)fazer textual que é a Revisão Textual traz grandes e significativas mudanças para o trabalho do revisor: a ampliação da noção de texto, que passa a considerar outras semioses, e a inclusão da preocupação com os efeitos causais desses textos, o que implica considerar os aspectos ideológicos das várias formas de materialização do discurso. O que motivou o desenvolvimento desta pesquisa, que propõe um novo paradigma para a Revisão Textual, é o desconhecimento de contratantes e dos próprios revisores acerca do papel desse profissional nas sociedades contemporâneas, em que práticas discursivas e outras formas semióticas de comunicação ocupam espaço cada vez maior nas práticas sociais. Minha pesquisa foi qualitativa porque me permitiu analisar meu objeto de estudo – a Revisão Textual – sob a perspectiva documental, bibliográfica e empírica. Com essa metodologia, alcanço as três principais situações que implicam estudos de conotação qualitativa: situação que trata da investigação de um grupo social – o revisor – sobre cujas atividades se dispõe de pouca informação; situação que demanda compreensão de aspecto psicológico, de atitude, de motivações, de expectativa, de valores; situação que trata da observação do funcionamento de estruturas sociais. Os resultados desta pesquisa sugerem que a Revisão Textual é um trabalho transdiciplinar e de suma importância nos eventos de comunicação. Com eles, concluo que as teorias da ADC e da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM) se inserem, produtivamente, nos meandros da Revisão Textual, trazendo, à superfície da lida com o texto, o fato de que esse trabalho exige, do revisor, além do domínio da norma culta, conhecimento desses estudos críticos à luz da Semiótica Social.

 

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