Revisão de Tese de Doutorado

Prof. Me. Anderson Hander, Revisor de Textos

Sou Revisor de Textos há mais de dez anos. Revisei teses e ofereci consultoria para pesquisadores de diversas universidades federais brasileiras. Também participei de diversas defesas de doutorado e desenvolvi pesquisa na universidade, na graduação e pós-graduação. Revisei teses da área de saúde, exatas e humanas em geral. Conheçam o meu portfólio e currículo para mais informações sobre o meu trabalho.

As peculiaridades do gênero textual tese

Teses de doutorado devem ser revisadas por profissionais que tenham formação mínima em nível de mestrado ou de doutorado. Além disso, é preciso que o Revisor de teses tenha experiência com pesquisa e perfil de pesquisador. Há algumas peculiaridades a respeito do gênero acadêmico tese que apenas Revisores pesquisadores, mestres e doutores, podem observar. Por exemplo, na área de Educação, o uso do termo “aluno”, em dissertações e teses, é bastante criticado por pesquisadores. Na saúde, há bastante crítica, também, ao termo “portador”, por exemplo, “portador de necessidades especiais”.

Para o caso de Formatação de Texto, é preciso que o Revisor tenha  conhecimento contextualizado das normas de formatação de trabalhos acadêmicos. Por exemplo, é muito comum que alguns clientes encaminhem trabalhos em que tabelas são, indevidamente, intituladas como quadros ou vice-versa. Tabelas são vazadas nas laterais e contêm informações numéricas. Quadros são fechados nas laterais e até podem apresentar alguns números, mas o enfoque da informação do quadro não é qualitativo, não se refere a porcentagem, por exemplo.

Constantemente, recebo teses para revisão de pesquisadores da UFRJ, UNB, UNICAMP, UFMG, UFG, PUC, e, geralmente, realizo, para cada 200 laudas enviadas, quando o texto não está muito mal escrito, entre 30 a 40 alterações por lauda. Quando o texto tem sérios problemas, essas alterações passam de 100 por página. Esses números revelam o que eu sempre digo a todos os meus clientes: TODO TEXTO PRECISA SER REVISADO, seja ele redigido por um doutor, mestre ou mesmo por um linguista.

A importância do Revisor de Texto

Apesar de ser importante o planejamento do próprio texto do autor, bem como o desenvolvimento deste, Revisão de Texto deve ser realizada por um terceiro. Afinal, os filósofos já diziam que os outros veem melhor. Vale ressaltar que o olhar de qualquer um, ainda mais quando este é o autor de um texto, vicia. Portanto, embora eu acredite que autores devam revisar, também, os seus próprios textos, para garantir maior qualidade e eficácia no processo de Revisão, o texto, necessariamente, deve ser encaminhado a um Revisor de Textos.

É preciso de muito cuidado para buscar um profissional na área de Revisão de Textos. A máxima que todos nós conhecemos: “o barato sai caro”, infelizmente, é verdadeira no caso de ofício de Revisão de Texto. Não confiem a um estudante que não tem formação na área de Letras o seu texto, “fruto” de anos de investigação. Valorize o seu trabalho e o seu próprio texto. Portanto, encaminhe-o a um profissional com formação e experiência na área.

Orçamento para Revisão de Tese de Doutorado

Revisores de Textos e Tradutores utilizam contagem de palavra ou de lauda para realizarem orçamento. No mercado, uma lauda varia entre 1200 a 1800 caracteres com espaços. A minha contagem considera 1300 caracteres. O custo de meus serviços varia entre 4,00 a 12,00 reais por lauda, dependendo do tipo de serviço solicitado. Consulte a tabela de preços atualizada e conheça os tipos de serviços que ofereço.

Contato

Solicite orçamento para um de meus e-mails: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *